UFSC é a sexta universidade mais empreendedora do Brasil

25/10/2019 13:33

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a sexta mais empreendedora do país, de acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras do Brasil divulgado nesta semana. Realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a lista enumera as universidades brasileiras mais empreendedoras e tem como objetivo identificar as práticas incentivadoras da inovação nas instituições de ensino superior.

> Clique AQUI para acessar o ranking completo

Nesta terceira edição do levantamento, foram avaliadas 123 universidades de todos os estados brasileiros. O ranking utilizou seis indicadores para identificar as boas práticas: cultura empreendedora, extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. Com nota 7,36, a Universidade de São Paulo (USP) aparece no topo do ranking (ver lista abaixo). Completam as cinco primeiras posições: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Sexta colocada, a UFSC obteve a nota 5,19, tendo se destacado nos quesitos capital financeiro (6º lugar), extensão (7º) e internacionalização (8º).

De acordo com os organizadores, a classificação é realizada a partir da coleta e análise de dados de três fontes distintas: (1) a pesquisa de percepção, que tem como objetivo coletar as percepções dos próprios alunos das universidades brasileiras; (2) a coleta por meio dos embaixadores, que visa obter informações autodeclaradas pelas instituições; e (3) os dados de fontes secundárias, ou seja, base de dados de produção científica que tem como intuito complementar, a partir de informações pré-existentes, a pesquisa.

A Brasil Júnior representa cerca de 960 empresas juniores, sendo mais de 22 mil estudantes brasileiros de 180 instituições de ensino superior, além de contar com voluntários e parceiros. Também participaram da elaboração do ranking a Organização Jovem de Liderança do Mundo, a rede de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras, Enactus Brasil, entre outras entidades.

Colocação Instituição Nota
Universidade de São Paulo (USP) 7,36