UFSC na Mídia: ‘Uma Universidade ‘da’ e ‘para’ a sociedade’

03/09/2019 11:49

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, escreveu um artigo opinativo na edição desta terça-feira, 3 de setembro, no jornal Diário Catarinense.

Confira o texto, na íntegra, abaixo.

Uma Universidade ‘da’ e ‘para’ a sociedade

Arrisco-me a estimar que não há, entre os moradores de Santa Catarina, algum que não tenha relação com a UFSC. Ao longo de quase seis décadas, nossa Instituição fez e continua fazendo muito pelo estado. Pode ser um familiar que aqui estudou ou um docente ou técnico que aqui trabalha; um profissional de saúde que prestou atendimento; um emprego em uma indústria com tecnologia gerada aqui; um docente de outras instituições que se qualificou em nossos Cursos; uma liderança política que se formou na UFSC; um alimento cuja produção dependeu do protagonismo de nossos pesquisadores; enfim, para onde se volte o olhar, ali estará a UFSC.

Mais recentemente, quando nos expandimos para Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, tal presença se ampliou. A exemplo do que ocorreu em Florianópolis, a economia, os serviços, as oportunidades de trabalho e renda gerados pela instalação da UFSC se transformaram. A equação, portanto, de que a Universidade Pública é mantida pela sociedade deve, obrigatoriamente admitir a variável quanto à retribuição que nossa instituição promove a esta mesma sociedade.

Em um momento tão grave pelo qual estamos vivendo é essencial que isso esteja evidenciado. É fundamental que também a sociedade – por seus mais diferentes setores – associe-se às nossas causas. Tratar da situação de forma simplista, preconceituosa e desqualificada, revela o desconhecimento das ameaças, não apenas às Universidades Públicas, mas à sociedade como um todo.  E é inegável que estamos, todos, ameaçados.

Nossa defesa intransigente é de uma Instituição com o financiamento garantido pelo Estado, que exerça plena autonomia de gestão financeira, administrativa e pedagógica. Que esteja sob controles de governança e com transparência. E, sobretudo, autônoma quanto ao saber aqui produzido. E integral, no sentido de que a Universidade é múltipla, plural, inclusiva, diversa, competente e fundamental à sociedade.

Prof. Ubaldo Cesar Balthazar
Reitor da UFSC

Tags: reitor Ubaldo Cesar BalthazarUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina