GT sobre o programa ‘Future-se’ disponibiliza documentos e subsídios para debates

07/08/2019 18:03

Na segunda reunião do Grupo de Trabalho, criado na UFSC para apreciar e propor ações a respeito do Programa “Future-se”, realizada na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, foi apresentado o ambiente virtual em que estão disponíveis documentos com análises e manifestações de diferentes instituições sobre o tema. O site http://gtfuturese.ufsc.br/ está no ar desde terça-feira, dia 6, e vai ser regularmente atualizado pelo GT, a fim de que a comunidade tenha acesso à Minuta do Projeto e a diferentes arquivos que permitam o amplo debate na instituição.

O reitor, Ubaldo Cesar Balthazar, insistiu para que cada centro de ensino, departamentos, cursos, programas de pós-graduação, instâncias deliberativas e entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes promovam debates e aprofundem o conhecimento sobre a questão. “Quando o Conselho Universitário se reunir para apresentar a manifestação institucional da UFSC, é necessário que o assunto tenha sido amplamente debatido, compreendido e aprofundado. Por isso a importância de que tenhamos uma agenda intensa sobre o assunto”, disse o reitor.

Outra definição do GT na segunda reunião foi o envio da minuta do projeto à Procuradoria Federal junto à UFSC para que emita, a exemplo do que já fizeram outras IFEs, um parecer jurídico sobre o programa. Além disso, já estão sendo organizados debates e aulas abertas para apresentar avaliações e ouvir sugestões da comunidade universitária. O primeiro será realizado nesta quinta-feira, dia 9, às 18h30, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O outro ocorre no dia 14 de agosto, também no CCE. No ambiente virtual do GT será divulgada uma agenda. A Administração da UFSC também prepara uma aula inaugural do semestre, para apresentar dados sobre a situação financeira da instituição e o impacto das medidas do MEC nas IFEs. A data e o local ainda não foram definidos.

No segundo encontro estiveram presentes todos os membros da comissão, além de representantes do DCE e APG. Como o prazo inicial da designação do Grupo de Trabalho se esgota no dia 9, a portaria será republicada com prorrogação deste período. A próxima reunião deve ocorrer na semana que vem.

Tags: CCEFuture-seUFSC