Palestra sobre ‘Ilíada’, de Homero, integra ciclo sobre o mundo greco-romano nesta quinta, 6

05/06/2019 14:51

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC promove, nesta quinta-feira, dia 6 de junho, a palestra “‘Tinha uma pedra no meio do caminho’: Aquiles, Heitor, Ajax, o Grande, e a construção do herói na ‘Ilíada'”, a quinta a integrar o evento “II Ciclo de palestras sobre o mundo greco-romano”. O encontro é aberto à comunidade interna e externa da UFSC, e será realizado na sala “Henrique da Silva Fontes”, no piso superior da Biblioteca Central (BU) da UFSC, das 14h às 16h.

A palestra, ministrada pelo mestrando Gustavo Sartin,  aborda a “Ilíada”, poema épico atribuído a Homero, provavelmente composto no final do século VIII antes da Era Comum a partir de material tradicional, transmitido oralmente através do emprego de fórmulas linguísticas e ações estereotipadas. Esse material tradicional remete a eventos da guerra entre gregos e troianos, ocorrida no início do século XII antes da Era Comum — ou seja, mais de cinco séculos antes. A despeito de trabalhar com um material tradicional e estereotipado, o poeta no fim da linha de transmissão oral, que bem podemos continuar a chamar de “Homero”, foi capaz de construir personagens tridimensionais, com o qual o ouvinte de então e o leitor de agora podem facilmente se identificar.

Mais informações podem ser conferidas na página oficial do evento no Facebook.

 

Tags: Biblioteca Central (BU)II Ciclo de palestras sobre o mundo greco-romanoIlíadaPrograma de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina