Bloomsday 2019 celebra escritor James Joyce no Teatro da UFSC

05/06/2019 16:45

Cena de “Minha pequena Irlanda”. Foto: Dayane Ros.

O Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco para o espetáculo Minha pequena Irlanda, adaptação teatral do romance Finnegans Wake, de James Joyce, publicado em 1939. A apresentação, que integra o Bloomsday de Florianópolis, está agendada para os dias 6, 15 e 16 de junho. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão.

Minha pequena Irlanda é uma adaptação teatral do capítulo VIII da obra Finnegans Wake e das cartas trocadas entre o escritor James Joyce e sua esposa, Nora Barnacle. A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formado pela professora Dirce Waltrick do Amarante, que atua no curso de Artes Cênicas e na pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC, por alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e alunos da pós-graduação em Estudos da Tradução.

A professora Dirce Amarante destaca a importância do livro publicado há oito décadas e cuja temática ainda mostra-se relevante na atualidade. “A obra de Joyce discute questões como exílio, miscigenação cultural, feminismo, globalização. Seu último romance, Finnegans Wake, que completa 80 anos este ano, foi escrito em aproximadamente 65 línguas, dando boas-vindas aos estrangeiros. No momento em que o mundo se fecha, Joyce mostra a importância de vivermos conectados”, ressaltou.

Cena de “Minha pequena Irlanda”. Foto: Dayane Ros.

Além da peça, também faz parte da programação do Bloomsday o evento I Workshop in Progress (Estudos Joycianos no Brasil), que será realizado nos dias 6 e 7 de junho e contará com dois convidados: Patrick O’Neill (Queen’s University, Canadá) e Donaldo Schüler (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). A coordenação do workshop na capital catarinense está sob responsabilidade dos professores Vitor Amaral (Universidade Federal Fluminense – UFF) e Dirce Waltrick do Amarante (UFSC). Os eventos contam com o apoio do Consulado-geral da Irlanda em São Paulo, do Education in Ireland, da pós-graduação em Estudos da Tradução e da Secretaria de Cultura e Arte/Departamento Artístico Cultural da UFSC e da UFF.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Sobre o Bloomsday

Em diversas partes do mundo celebra-se o Dia de Bloom, ou Bloomsday, em homenagem ao protagonista do romance Ulisses – obra de James Joyce que revolucionou a prosa de ficção no século XX. No Brasil, o Bloomsday é festejado há mais de duas décadas. Em São Paulo, onde o evento é tradicional, o Dia de Bloom ocorreu pela primeira vez em 1988 e foi organizado pelo poeta Haroldo de Campos e pela professora Munira Mutran, da Universidade de São Paulo (USP). Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday ocorreu em 2002 e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

SERVIÇO
O quê: Bloomsday 2019 – Florianópolis, celebração de obra do escritor James Joyce com apresentação do espetáculo teatral Minha pequena Irlanda e palestras do I Worshop in Progress
Quando: a apresentação teatral ocorre nos dias 6 de junho, às 19h30min; 15 de junho, às 18h; e 16 de junho, às 17h. O workshop está agendado para os dias 6 de junho, das 10h às 21h; e 7 de junho, das 15h às 19h
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), em frente à Praça Santos Dumont, na rua Desembargador Vítor Lima, nº 117 – Trindade, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início das apresentações. As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser realizadas por meio do endereço http://bit.ly/2Vsk3fj
Contato: pelo telefone (48) 99981-3294 ou pelo e-mail

Com informações de Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC, com textos e fotos da coordenação do evento

Tags: artes cênicasBloomsdayBloomsday FlorianópolisJames JoyceteatroTeatro da UFSCUFSC