Inscrições abertas para minicurso ‘Sintaxe da palavra & Sintaxe na palavra’
O minicurso “Sintaxe da palavra & Sintaxe na palavra”, promovido pelo Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (DLLV/UFSC) está com inscrições abertas. Ministrado por Vitor Nóbrega, o minicurso será realizado nos dias 13 e 14 de maio, das 18h às 21h, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Há pelo menos duas décadas, a teoria linguística de viés gerativista viu emergir diversas propostas que buscaram eliminar as regras de formação de palavras presentes no léxico, relegando somente à sintaxe o poder gerativo da gramática. Neste minicurso, será explorado o desenvolvimento dessas abordagens não lexicalistas, comumente rotuladas de neoconstrucionistas, em especial a Morfologia Distribuída e o Modelo Exoesqueletal, introduzindo as ferramentas elementares para se operar com uma sintaxe de pequenos objetos, derivando tanto a estrutura interna das palavras quanto das sentenças.
Na primeira parte do minicurso, serão discutidos os argumentos que contrariam a hipótese de um léxico gerativo, o local da morfologia na gramática, a natureza dos primitivos que abastecem o componente sintático e as diferentes abordagens para o Spell-Out sintático. Na segunda parte, serão analisadas questões de localidade e ciclicidade através de um estudo de caso sobre alomorfia de raízes e sobre a atribuição de significados idiossincráticos em palavras compostas.
As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
Mais informações pelo site e pelo número (48)3721-2341.