Com apoio da UFSC, oficina promove empoderamento ambiental de jovens e plantio de 100 árvores

08/04/2019 15:39

Em um momento em que a preocupação com o desmatamento da Amazônia, enchentes, secas e eventos climáticos extremos é crescente, a Plant-for-the-Planet (Plante paro o Planeta – em português – organização sem fins lucrativos fundada na Alemanha) realizou, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sua quinta academia de empoderamento ambiental com crianças da Região Sul do Brasil. A oficina ocorreu no dia 2 de abril, no Camping e Pousada Serra no município de Balneário Arroio do Silva, e reuniu jovens das escolas municipais de Ensino Fundamental Jardim Atlântico e de Ensino Básico Apolônio Ireno Cardoso.

Os estudantes receberam uma camiseta da Plant-for-the-Planet e, em seguida, o embaixador de Justiça Climática, Dionatan Patel, ministrou uma palestra sobre os desafios da crise climática ao redor do mundo, explicando como as enchentes, secas e furacões são algumas das consequências das mudanças climáticas decorrentes da alta concentração do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e de que maneira as árvores atuam nesse cenário como agentes transformadores. Após a apresentação, os jovens foram divididos em grupos para participar do “Jogo do Mundo”, que possibilita, de maneira interativa, aprender quais continentes são os mais populosos, os que mais emitem CO2 e os que há maior concentração de riqueza.

Nas fases finais da academia, os estudantes colocaram em prática o lema da organização alemã, “Pare de Falar e Comece a Plantar!”. Orientados por professores e voluntários, receberam mudas e ferramentas e saíram em grupos para ampliar as áreas verdes do camping. Em meia hora, foram plantados 100 pés de árvores. Por último e em grupos, os estudantes debateram e desenvolveram projetos ambientais para suas escolas, definindo objetivos, etapas e maneiras de divulgar essas ações. Além disso, foi preparada uma palestra para ser apresentada às secretarias municipais de Educação de Balneário Arroio do Silva.

Cada participante recebeu seu certificado, tornando-se Embaixador de Justiça Climática, o que significa a capacitação do jovem para realizar palestras e organizar plantios. Os estudantes passaram a fazer parte da rede internacional de mais de 67 mil embaixadores da Plant-for-the-Planet, distribuídos em 70 países.

O evento contou com o apoio do projeto de extensão “Plant-for-the-Planet UFSC Araranguá”, da Secretaria de Obras, Viação e Serviços, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Balneário Arroio do Silva, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e do Clube Rotary de Araranguá.

Mais informações pelo site.

Texto e fotos: Plant-for-the-Planet / UFSC Araranguá

Tags: meio ambientePlant for the PlanetUFSCUFSC AraranguáUniversidade Federal de Santa Catarina