Ágora Tech Park em Joinville: ‘integração entre universidade, indústrias e associações de classe’

29/03/2019 17:46

Nesta quinta-feira, 28 de março, foi inaugurado o Ágora Tech Park, um parque tecnológico que pretende ser um grande centro de encontros e um realizador de ideias e pesquisas nas áreas de inovação e tecnologia em Joinville e região.

O Ágora Tech Park e Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia são nomes próximos, sinônimos talvez, cuja UFSC é cofundadora do Instituto, uma associação sem fins lucrativos, juntamente com Perini Business Park, ContaAzul, Pollux e TiFlux. Na prática, o Instituto, que ainda necessita redigir regimento, atuará na governança do Ágora com diretoria, conselho fiscal e conselho administrativo, em que a UFSC possui cadeiras.

Comitiva da UFSC juntamente com Marcelo Hack, CEO Grupo Perini AL (à esq.)

Nas palavras de Ubaldo César Balthazar, reitor da UFSC, o “Ágora vai representar um propulsor de pesquisa de ponta com modelo único de integração entre universidade, indústrias e associações de classe”. Esse modelo passou tem sido analisado por outras universidades e mesmo sondado como possibilidade de adoção em outros campi da UFSC. Um dos mais destacados argumentos em defesa deste modelo é a proximidade possível entre estudantes e a indústria, o que pode possibilitar a realização de estágios, pesquisa e inovação.

Para Emerson Edel, diretor presidente do Instituto, “esse ecossistema que está se criando, com a presença da universidade junto com as indústrias, foi a grande ideia de construir o parque tecnológico e o que faltava era exatamente trazer o governo junto. O governo, na nossa opinião, e o que a gente viu em muitos locais que visitamos no mundo, é um dos atores mais importantes. Qualquer ecossistema e a universidade precisa do governo. Então, o fato de a gente ter conseguido que o Ágora fizesse parte da rede dos centros de inovação, é um passo que vai marcar muito, porque realmente ter a colaboração do poder público, da universidade, da iniciativa privada é tudo para que a o projeto funcione. Acho que é o início de um projeto de muito sucesso.”

Na solenidade de inauguração que contou com cerca de 500 convidados e dezenas de autoridades, discursaram Emerson Edel, Fábio Boschi, CEO Global do Grupo Perini; João Kepler, premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards e Lead Partner da Bossa Nova Investimentos; Josep Piqué, presidente executivo da La Salle Technova e ex-presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP); e o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar.

Acordos de cooperação

O Ágora Tech Park passa a integrar a Rede de Centros de Inovação do Estado, com apoio institucional do governo catarinense em um compromisso que define as condições para que o Ágora figure como um Centro de Inovação de Joinville. A assinatura do acordo reuniu o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Lucas de Souza Esmeraldino; o CEO do Grupo Perini na América Latina, Marcelo Hack; o presidente do Instituto Ágora, Emerson Edel; o prefeito de Joinville, Udo Döhler; e o presidente do Join.Valle, Guilherme Lima.

Além do acordo de cooperação, foi firmado o Pacto Municipal pela Inovação em Joinville, com a participação de 43 instituições entre empresas, entidades de classe, academia e órgãos públicos. A intenção do pacto é reunir forças para desenvolver a cidade, o Estado e a academia para desenvolvimento da inovação e tecnologia. De forma simbólica, a assinatura teve a participação do prefeito de Joinville, o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), Fabiano Dell Agnolo, e o presidente do Join.Valle.

Veja mais fotos do evento aqui.

Comunicação Institucional UFSC Joinville

Tags: Ágora Tech ParkUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina