UFSC realiza matrícula presencial de calouros de 5 a 8 de fevereiro

03/02/2019 15:04

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza nesta semana, nos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, a matrícula presencial dos candidatos aprovados nos seguintes Processos Seletivos: Vestibular 2019, Sisu 2019, Reopção de vagas ociosas do Vestibular 2019 e Vagas Suplementares Negros com as notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2016, 2017 ou 2018.

A matrícula presencial dos candidatos aprovados pela classificação geral ou por uma das modalidades de Ações Afirmativas será feita pelas coordenadorias dos cursos em que os candidatos optaram em cursar localizadas nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Entretanto, os calouros cotistas precisam comparecer, antes, nas comissões de validação de autodeclaração para cada uma das cotas munidos da documentação exigida, sendo elas: Pessoa com Deficiência, Preto, Pardo e Negro ou Indígena/Quilombola, e Renda. Verifique o local de cada comissão nos campi de acordo com o Ação Afirmativa, Cronograma, Formulário e Orientações no endereço http://saad.ufsc.br/validacoes-acoes-afirmativas-2019/.

Cesar Trindade Neves, diretor do Departamento de Administração Escolar (DAE), informa que todo candidato que fez a matrícula online deve, agora, efetuar a presencial. “ Somente através da matrícula presencial o candidato garante o acesso ao curso em que sonhou estudar”.

Segundo os editais dos Processos Seletivos, o candidato classificado que não realizar as etapas online e presencial no prazo estabelecido perderá o direito à vaga. “Essa etapa de matrícula é fundamental. Venham dentro do período estipulado, verifiquem as informações disponíveis na página da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) sobre o seu Processo Seletivo e tragam a documentação completa. Atenção aos alunos que precisam de validação das autodeclarações, pois são exigidos documentos específicos. Pedimos que todos se antecipem para chegar na UFSC com a documentação completa para evitar que o estudante tenha que vir mais de uma vez até a Universidade o que torna, infelizmente, o processo de matrícula mais difícil”, frisa Neves.

As etapas de matrícula na UFSC são chamadas de Processo de Matrícula. Isso porque envolve diversos setores da Universidade, muitos servidores e atividades que duram o ano todo. “A chegada dos alunos na UFSC é pensada por todos para que a experiência de recebimento do calouro seja boa e ágil”, explica o diretor do DAE.

Mesmo com os processos alinhados entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), o Gabinete da Reitoria e a Agência de Comunicação (Agecom), o DAE solicita calma aos calouros no momento da matrícula presencial. “Se trata de um processo que requer paciência porque é o  momento em que a Universidade fará a conferência de todos os documentos com vistas a evitar que seja matriculado algum candidato que não deveria ter sido, evitando prejudicar alguém que deveria ter esse direito”, salienta Cesar.

Foram contabilizados 4.678 candidatos que efetivaram a matrícula online nos períodos de 21 a 24 de janeiro e 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019. Esse é o montante esperado nas coordenadorias dos cursos durante os dias de matrícula presencial na UFSC.

No dia da Matrícula

A UFSC aguarda dois perfis de candidatos aprovados nos dias de matrícula presencial: os da classificação geral e os classificados por Ações Afirmativas. Os primeiros devem verificar o local de atendimento da coordenadoria do seu curso entre os dias 5 a 8 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e apresentar a documentação de matrícula. Já os segundos devem se apresentar, primeiro, às respectivas comissões de validação de autodeclaração (Pessoa com Deficiência, Indígenas ou de Preto ou Pardo – PPI, Renda) munidos da documentação exigida para, depois, apresentar a documentação de matrícula na coordenadoria do seu curso, entre os dias 5 a 8 de fevereiro, das 8 às 12horas e das 14 às 18 horas.

Fique atento aos imprevistos. De acordo com o diretor do DAE o principal problema no dia da matrícula são documentos roubados ou perdidos. Se isso acontecer com você, siga o seguinte procedimento. “Registre um Boletim de Ocorrência e tente conseguir uma segunda via ou protocolo de segunda via nos respectivos órgãos para fazer a matrícula provisória”.

Outro documento importante é o certificado, diploma, declaração ou atestado de conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar para aqueles candidatos das ações afirmativas Escola Pública, que exige do candidato ter cursado integralmente o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino.

Confira os endereços dos campi da UFSC

Araranguá – http://ararangua.ufsc.br/

Blumenau – http://blumenau.ufsc.br/

Curitibanos – http://curitibanos.ufsc.br/

Florianópolis – http://estrutura.ufsc.br/mapa/

Joinville – http://joinville.ufsc.br/

Informações dos cursos e localização dos cursoshttp://vestibular2018.ufsc.br/guia-de-cursos/

Documentação geral exigida pelos Processos de Ingresso, de acordo com as Portarias de Matrícula.

Segundo as Portarias de Matrícula, todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de Ações Afirmativas, deverão apresentar, no ato da matrícula presencial, cópia simples da documentação exigida juntamente com os originais para conferência nas coordenadorias de cursos.

Os candidatos do Vestibular 2019, Sisu 2019 e Reopção devem apresentar a seguinte documentação:

  • Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Processo Seletivo. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Polícia Federal;
  • Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  • Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
  • Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei nº 10.196/1996/SC);
  • Declaração negativa, assinada, de matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (declaração impressa pelo candidato na Etapa Online da matrícula);
  • Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior, observando-se as especificidades das exigências dos artigos 4º ao 11º do edital. Caso o candidato tenha concluído o ensino médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao ensino médio, expedido pelo Conselho Estadual de Educação;
  • Laudo médico de audiometria comprovante de surdez nos termos do Decreto nº 5626/2005 (exclusivo ao curso de LIBRAS).

Os candidatos do edital de Vagas Suplementares Negros devem apresentar a seguinte documentação:

  • Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Processo Seletivo para as vagas suplementares destinadas ao grupo etnicorracial negro, relativas ao ano letivo de 2019. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Polícia Federal;
  • Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  • Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
  • Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei nº 10.196/1996/SC);
  • Declaração negativa, assinada, de matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (declaração impressa pelo candidato na Etapa Online da matrícula);
  • Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior. Caso o candidato tenha concluído o ensino médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao ensino médio, expedido pelo Conselho Estadual de Educação;
  • Autodeclaração de Negro impressa e assinada pelo candidato quando da matrícula na Etapa Online e validada pela Comissão de Validação da Autodeclaração de Pretos, Pardos e Negros na Etapa Presencial.
  • Laudo médico de audiometria comprovante de surdez nos termos do Decreto nº 5626/2005 (exclusivo para o curso de LIBRAS)

Mais informações nos sites e portarias respectivas de cada Processo Seletivo.

Habilitação de Cadastro na Biblioteca Universitária (BU)

O cadastro na BU dos estudantes calouros 2019.1 será habilitado a partir do dia 11 de março, no início do semestre letivo, tendo em vista o período de matrícula entre os dias 5 e 8 de fevereiro.

Vagas Suplementares Indígenas e Quilombolas 

As matrículas para os candidatos do edital de Vagas Suplementares Indígenas e Quilombolas serão realizadas em duas etapas em outra data: online nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro na 1ª chamada e dias 21 e 22 de fevereiro na 2ª chamada, e matrícula presencial da 1ª e 2ª chamadas nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nas coordenadorias dos cursos em que os candidatos optaram em cursar, conforme Portaria específica. A validação de Autodeclaração de Quilombola ou Indígena (candidatos da 1ª e 2ª chamada) será no dia 26 de fevereiro, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, na SAAD (Reitoria I).

Dúvidas?

Contato da SAAD

E-mail: 

Telefone: (48) 3721-5943 e (48) 3721-6226

Site: http://saad.ufsc.br/

Contato do DAE

E-mail: 

Telefone: (48) 3721-7402

Site: http://dae.ufsc.br/

Contato da Coperve

Email: 

Telefone: (48) 3721-9200

Site: http://coperve.ufsc.br/

Confira informações sobre Assuntos Estudantis, como Auxílios, Bolsas, Moradia Estudantil, Apoios no site http://prae.ufsc.br/.

Confira os serviços gratuitos na UFSC e a página de Classificados UFSC.

Leia mais sobre matrícula presencial nas reportagens Calouros de Ações Afirmativas: fiquem atentos à documentação exigida para a validação e matrícula e Pessoa com Deficiência: calouros devem enviar documentação até segunda, dia 4.

 

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

Tags: #Vestibular UFSC2019calouro UFSCdata matrícula UFSCmatrícula presencial 2019matrícula ufscReopção 2019Sisu 2019UFSCvagas suplementares para negros