Calouros de Ações Afirmativas: fiquem atentos à documentação exigida para a validação e matrícula

02/02/2019 14:46

Os candidatos que optaram por Ações Afirmativas (cotas) no momento da inscrição dos processos de ingresso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) precisam ficar atentos a uma série de documentos a serem entregues no período de matrícula, que acontecem de 5 a 8 de fevereiro.

Os que se inscreveram para a Ação Afirmativa Pessoa com Deficiência devem entregar a documentação exigida até segunda-feira, 4 de fevereiro, no Departamento de Administração Escolar (DAE) pessoalmente ou enviá-la por meio do endereço eletrônico pcd.dae@contato.ufsc.br. Os candidatos dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville poderão, ainda, entregar os documentos na Secretaria Acadêmica do seu respectivo campus. Veja mais detalhes na reportagem Pessoa com Deficiência: calouros devem enviar documentação até segunda, dia 4.

As validações das autodeclarações realizadas no processo do Vestibular 2019, Sisu 2019, Reopção, Vagas Suplementares Negros e Vagas Suplementares Indígenas e Quilombolas seguem um cronograma específico e exigem dos candidatos, no ato da matrícula, uma série de documentos. Para isso, foram montadas comissões de validação para cada uma das cotas, sendo elas: Pessoa com Deficiência, Preto, Pardo e Negro ou Indígena/Quilombola, e Renda.

Segundo a secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC (SAAD), Francis Tourinho, todo candidato que ingressar por meio de cotas precisa fazer a validação na categoria. “Assim, poderá ter candidatos que terão que passar por todas essas comissões. A comprovação da escola pública será no momento da matrícula, na coordenação do curso”.

Para facilitar o caminho a ser percorrido pelos cotistas, a SAAD definiu uma ordem para o calouro que precisa fazer a validação em mais de uma comissão, que será: primeiro passar pela Comissão de Validação da Autodeclaração de Pessoa com Deficiência; depois na Comissão de Validação de Autodeclaração de Pretos, Pardos e Negros (PPN) ou Comissão de Validação de Autodeclaração de Indígenas (cota Pretos, Pardos e Indígenas – PPI); em seguida na Comissão de Validação da Autodeclaração de Renda.

“Essa ordem, que é de trás para frente, é primordial. Por exemplo, se o candidato se inscreveu para a Ação Afirmativa Escola Pública/Renda/PPI/Deficiência, ele começa pela Comissão Deficiência para depois seguir para a Etnicorracial e, por último, para a de Renda. Assim, se o candidato for indeferido em alguma comissão ele não vai para a próxima, pois precisa ter validadas todas as autodeclarações da cota escolhida no momento do processo seletivo, que são 8 tipos. O candidato que optou pela modalidade Escola Pública, sem deficiência, apenas deverá validar no ato da matrícula o comprovante de escola pública. Lembrando que a validação de Escola Pública será realizada no momento da matrícula pelas coordenações dos cursos”, explica Tourinho.

Validações

As validações de autodeclarações dos cotistas dos Processos de Ingresso da UFSC (Vestibular 2019, Sisu 2019, Reopção e Vagas Suplementares Negros) serão de 5 a 8 de fevereiro em Florianópolis e nos dias 5 e 6 de fevereiro nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Já a validação para os candidatos do edital de Vagas Suplementares Indígenas e Quilombolas  será realizada no dia 26 de fevereiro, conforme Portaria específica.

O horário de atendimento das comissões varia de acordo com o campi, curso e autodeclaração. Confira o Cronograma no endereço http://saad.ufsc.br/validacoes-acoes-afirmativas-2019/cronograma/.

No Campus Florianópolis as comissões estarão concentradas em dois locais: Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Reitoria I (SAAD).

Para verificar informações sobre local de cada comissão nos campi de acordo com o Ação Afirmativa, Cronograma, Formulário e Orientações acesse o endereço http://saad.ufsc.br/validacoes-acoes-afirmativas-2019/.

Matrículas

As matrículas presenciais dos Processos de Ingresso da UFSC (Vestibular 2019, Sisu 2019, Reopção e Vagas Suplementares Negros) serão de 5 a 8 de fevereiro em todos os campi da UFSC nas coordenadorias dos cursos em que os candidatos optaram em cursar. Já as matrículas para os candidatos do edital de Vagas Suplementares Indígenas e Quilombolas serão realizadas em duas etapas: online nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro e presencial nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro nas coordenadorias dos cursos em que os candidatos optaram em cursar, conforme Portaria específica.

Além da documentação específica exigida para cada uma das cotas, são necessários documentos gerais a todos os candidatos.

Confira toda a documentação exigida em cada um dos Processos de Ingresso, de acordo com as Portarias de Matrícula.

Dúvidas?

Contato da SAAD

E-mail: saad@contato.ufsc.br

Telefone: (48) 3721-5943 e (48) 3721-6226

Site: http://saad.ufsc.br/

Contato do DAE

E-mail: dae@contato.ufsc.br

Site: http://dae.ufsc.br/

Contato da Coperve

Email: coperve@coperve.ufsc.br

Site: http://coperve.ufsc.br/

Leia mais sobre o assunto na reportagem Pessoa com Deficiência: calouros devem enviar documentação até segunda, dia 4.

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

Tags: ações afirmativasIngresso UFSC 2019matrícula 2019matrícula ufscReopção 2019Sisu 2019UFSCvagas suplementares para indígenasvagas suplementares para negrosvagas suplementares para quilombolasVestibular 2019