Seminário Virtual sobre Análise de Redes Sociais permite participação democrática, dia 23
O Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento, vinculado aos programas de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da UFSC, em parceria com o LEDLAB: Educação em Rede, realiza no dia 23 de novembro, sexta-feira, das 9 às 17 horas, o primeiro Seminário Virtual sobre Análise de Redes Sociais (ARS): Desafios e Perspectivas (Webinar). Quatro temáticas serão abordadas por 12 palestrantes em seis horas de apresentação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 8h30 do dia 23 por meio do endereço eletrônico https://educar.online/campus/, com direito à certificação.
Para o período da manhã o debate será sobre os temas Educação em Rede e Mídias Digitais e Redes Sociais, e a tarde abordará Ferramentas para Análise de Redes Sociais e Sociedade do Conhecimento, Sociedade em Rede e ARS. Transmitido em formato online, o Webinar permite a participação democrática e massiva dos interessados. “O Webinar pode envolver muitas pessoas em um ambiente para a reflexão e os debates ao vivo. Teremos pessoas assistindo e interagindo com o envio de perguntas que podem ser feitas aos palestrantes”, explica Márcio Vieira de Souza, professor do EGC.
A transmissão partirá de um sistema utilizado pelo LED formatado com um ambiente virtual controlado. “Esse ambiente controlado está sendo desenvolvido por nós e teremos inscrição, transmissão ao vivo, chat, questionário de participação e envio de certificado”, comenta Márcio.
Segundo o professor, não há desenvolvimento tecnológico nesta ação, porém há o teste de um modelo de Seminário Virtual. O primeiro Webinar será um teste de versão Beta e gratuita, com os seguintes benefícios: testar ferramentas, realizar a comunicação em tempo real, trocar ideias, desenvolver e socializar modelos desta natureza. “A diferença desse modelo dos congressos tradicionais é o fato de que você terá um ambiente controlado em que as pessoas verão, farão perguntas e teremos formas de controle da participação para certificar. Isso tem acontecido em outros locais e se trata de algo novo e com um custo baixo”, salienta ele.
Mais
O Webinar é um Projeto de Extensão desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento. A proposta surgiu diante dos debates do grupo em torno do conceito de Educação em Rede. “Vivemos numa sociedade do conhecimento em rede em que todos estão pensando a sociedade em uma rede centralidade, descentralizada ou distribuída. Essa conexão também precisa ser pensada na educação”, diz Márcio.
Segundo o professor é fundamental pensar a tecnologia na educação, mas é preciso pensar todo o processo de construção rica e dinâmica envolvendo metodologias ativas, criatividade na educação, sala de aula invertida e avaliação por pares. “Isso não precisa ser feito com tecnologia, claro que ela potencializa e facilita, além de ter baixo custo, mas pensar a educação é fundamental para vermos que tipo de educação em rede estamos fazendo”.
Programação
Inscrições em https://educar.online/campus/