Núcleo de Estudos Açorianos expõe ‘Brinquedos e Brincadeiras’ até 23 de novembro
A exposição ‘Brinquedos e Brincadeiras’ está disponível para visitação até o dia 23 de novembro, de segunda a sexta-feira, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade em Florianópolis. A mostra é composta por pinturas, usando a técnica de acrílico sobre Eucatex, cheias de cores e detalhes, retratando crianças participando de brincadeiras que fizeram parte da infância de muitas pessoas. Algumas dessas brincadeiras e brinquedos ainda resistem no imaginário e no cotidiano de crianças diante das diversas mudanças e modernizações da sociedade. As obras fazem parte do acervo de Mariângela Leite.
O artista que produziu as obras é o desenhista, escultor, gravador, cenógrafo, professor e ator, Plínio Verani Júnior. O artista plástico catarinense é formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pós-graduado em Arte-Educação e professor por mais de uma década no Centro de Artes (CEART/UDESC).
Em suas obras, o autor faz preferência à cultura popular. Atualmente, Plínio Verani é mais conhecido pelas suas obras de esculturas, como a que está localizada no município de São José – o Memorial da Colonização Açoriana – inaugurado no ano de 2000, durante as comemorações dos 250 anos de fundação do município.
As obras produzidas por Plínio estão distribuídas em cidades do estado catarinense, como também em outros estados, como é o caso dos trabalhos encomendados pela Casa Civil do Governo Federal, em Brasília e pelo Governo do estado do Amazonas.
Serviço
O quê: exposição “Brinquedos e Brincadeiras”
Onde: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (UFSC / campus Trindade)
Quando: de 25 de setembro a 23 de novembro de 2018 | segunda a sexta-feira | das 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (48) 3721-8605 | boletimnea@gmail.com
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) | Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte)