Hospital Universitário realiza projeto de extensão sobre cuidados ao paciente na Clínica Cirúrgica
Por meio de um projeto de extensão realizado em conjunto com professoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), profissionais de Enfermagem da Clínica Cirúrgica I do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) têm participado de encontros nas sextas-feiras para atualização sobre cuidados perioperatórios (período que vai desde a preparação até a recuperação do paciente submetido a cirurgias).
De acordo com a enfermeira de referência da Clínica Cirúrgica I, Monique Marinho, o projeto surgiu da necessidade de instrumentalizar novos funcionários do HU. “São aulas que servem para orientar estes novos colaboradores e também os colaboradores mais antigos, a fim de que recebam capacitação para padronizar a assistência em relação à condição cirúrgica dos pacientes”, explicou, acrescentando que as aulas são teóricas e de curta duração. Os encontros têm cerca de 40 minutos, nos quais as professoras orientam grupos de 12 a 15 pessoas sobre normatização, regras, procedimentos operacionais e boas práticas no cuidado perioperatório à pessoa em condição cirúrgica de saúde.
“Foram realizados quatro encontros e a meta é manter todas as sextas-feiras, respeitando o calendário letivo da UFSC, envolvendo várias temáticas”, disse Monique Marinho. Segundo ela, foram tratados temas como cuidados com pacientes de cirurgias bariátricas, de doenças vasculares, cuidados pré e pós colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), além de estar prevista a abordagem de temas sobre cuidados com pessoas feridas, cuidados paliativos e segurança do paciente cirúrgico. No último encontro será feita uma avaliação conjunta para desenvolver um plano de atividades para o próximo ano.
No projeto, ressaltam-se a necessidade de atualização dos profissionais da área de enfermagem e a atuação desta equipe no cuidado perioperatório à pessoa em condição cirúrgica de saúde. “Observou-se a necessidade de abordar as principais atribuições e procedimentos realizados por esta equipe no contexto cirúrgico, por meio de um projeto de extensão voltado à Educação Permanente em Saúde desses profissionais”, justificam as membros do projeto.
Sinval Paulino / Jornalista do HU / UFSC