Hospital Universitário realiza projeto de extensão sobre cuidados ao paciente na Clínica Cirúrgica

11/10/2018 10:39

Por meio de um projeto de extensão realizado em conjunto com professoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), profissionais de Enfermagem da Clínica Cirúrgica I do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) têm participado de encontros nas sextas-feiras para atualização sobre cuidados perioperatórios (período que vai desde a preparação até a recuperação do paciente submetido a cirurgias).

De acordo com a enfermeira de referência da Clínica Cirúrgica I, Monique Marinho, o projeto surgiu da necessidade de instrumentalizar novos funcionários do HU. “São aulas que servem para orientar estes novos colaboradores e também os colaboradores mais antigos, a fim de que recebam capacitação para padronizar a assistência em relação à condição cirúrgica dos pacientes”, explicou, acrescentando que as aulas são teóricas e de curta duração. Os encontros têm cerca de 40 minutos, nos quais as professoras orientam grupos de 12 a 15 pessoas sobre normatização, regras, procedimentos operacionais e boas práticas no cuidado perioperatório à pessoa em condição cirúrgica de saúde.

“Foram realizados quatro encontros e a meta é manter todas as sextas-feiras, respeitando o calendário letivo da UFSC, envolvendo várias temáticas”, disse Monique Marinho. Segundo ela, foram tratados temas como cuidados com pacientes de cirurgias bariátricas, de doenças vasculares, cuidados pré e pós colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), além de estar prevista a abordagem de temas sobre cuidados com pessoas feridas, cuidados paliativos e segurança do paciente cirúrgico. No último encontro será feita uma avaliação conjunta para desenvolver um plano de atividades para o próximo ano.

No projeto, ressaltam-se a necessidade de atualização dos profissionais da área de enfermagem e a atuação desta equipe no cuidado perioperatório à pessoa em condição cirúrgica de saúde. “Observou-se a necessidade de abordar as principais atribuições e procedimentos realizados por esta equipe no contexto cirúrgico, por meio de um projeto de extensão voltado à Educação Permanente em Saúde desses profissionais”, justificam as membros do projeto.

Sinval Paulino / Jornalista do HU / UFSC