Equipe do Veleiro Eco emite comunicado: embarcação é retirada da orla e expedições estão mantidas

23/10/2018 15:26

Veleiro Eco. Foto: divulgação

O Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (ECO) é a primeira embarcação deste tipo projetada à pesquisa científica, e totalmente desenvolvida e construída no Brasil por uma equipe de engenheiros de uma Universidade Federal. Produto da UFSC, em parceria com profissionais das áreas de Oceanografia, Ecologia e outras universidades parceiras, o ECO teve seu batismo realizado na quarta-feira, 17 de outubro. O veleiro se desprendeu do local em que estava atracado, em um trapiche particular, e parou na orla da praia de Jurerê na manhã de segunda-feira, 22 de outubro. Diante da apreensão de toda a comunidade, a equipe do Veleiro ECO manifesta-se publicamente, conforme nota integralmente reproduzida abaixo:

A equipe do Veleiro ECO comunica que nesta segunda-feira, 22, por volta das 22h30 foi realizada com sucesso a operação de retirada do ECO da orla da praia de Jurerê. O barco retornou ao Iate Clube de Jurerê onde passou por vários testes que verificaram que não houve nenhum dano. Por precaução, o ECO vai permanecer no local por mais alguns dias para a realização de novas análises. A equipe ECO agradece a compreensão e preocupação de todos e confirma que todos os planos permanecem inalterados, com a realização de expedições costeiras nos próximos meses em parceria com o IMA, Instituto Meros do Brasil e UNIVILLE e previsão da primeira grande expedição para as ilhas oceânicas em fevereiro. O ECO mostrou ser altamente resistente e estar pronto para as missões em alto mar.

Tags: UFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVeleiro ECO