Cursos de graduação da UFSC são bem avaliados no Enade 2017

09/10/2018 18:51

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 teve seu resultado divulgado nesta terça-feira, 9 de outubro de 2018, com mais 64% dos cursos da UFSC com notas máximas. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes de cursos de graduação. O Enade é obrigatório para os graduandos selecionados e é realizado anualmente, sendo que cada curso é avaliado a cada 3 anos. Em 2017, a UFSC teve 54 de seus cursos avaliados, e 95% desses tiveram nota 3 ou superior. Na escala que vai de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, a Universidade teve 17 cursos com nota máxima (5), 18 com nota 4, 16 avaliados com nota 3 e somente três cursos com nota 2, além de nenhum com a nota mínima (1). Confira os conceitos UFSC.

Para o pró-reitor de Graduação da UFSC, Alexandre Marino Costa, os resultados do Enade 2017 “são uma conquista dos professores, técnicos e estudantes, especialmente daqueles que realizaram a prova que avalia os cursos de graduação da UFSC. Essas notas expressam o compromisso com a qualidade do ensino na UFSC e qualificam os cursos avaliados”. Quanto aos três cursos com notas 2, o pró-reitor destacou que “foram apenas 3 em um conjunto de 54, mas isso não significa que não deva ser avaliado. Os casos que tivemos de notas menores exigem que a universidade dialogue com os colegiados desses cursos, com seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e com os graduandos para, em conjunto, ser possível identificar as possíveis causas e as medidas que devem ser tomadas para auxiliar esses cursos e alavancar a qualidade do ensino a todos os graduandos da UFSC”.

Alexandre ressaltou ainda a relevância dos dados do Enade e os desafios que esta avaliação apresenta à UFSC: “os relatórios geram dados que devem ser apropriados e interpretados por todos, e as notas representam uma importante avaliação da graduação para a universidade. Essas informações são indispensáveis para a instituição estabelecer um diálogo qualificado com os atores envolvidos em cada um dos cursos para proporcionar condições cada vez melhores e estabelecer, em conjunto com os envolvidos nos âmbitos de cada curso, um caminho para que avaliações referenciadas como o Enade sejam positivas e reflitam a busca pela qualidade do ensino em toda a UFSC”.

Enade

O Enade é um exame feito por estudantes ao final dos cursos de graduação para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração seu desempenho nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.  O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos, enquanto aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5. Em 2017, mais de 450 mil estudantes de cerca de 10 mil e 500 cursos de 1,5 mil instituições de ensino participaram do Enade. Em todo o Brasil, menos de 6% dos cursos avaliados teve nota máxima. Na UFSC, no entanto, esse índice superou 31% dos cursos avaliados.

Os Conceitos e Relatórios Enade por Curso da UFSC, de 2004 a 2017, podem ser verificados no site http://dpgi.seplan.ufsc.br/enade/.

Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC

Gabriel Martins/Agecom/UFSC

*Com informações da Agência Brasil