Artes Cênicas promove aula especial ‘A potência expressiva e terapêutica da arte’ na sexta, dia 5

04/10/2018 14:27

O projeto 10 anos do Curso de Artes Cênicas UFSC convida a comunidade universitária para a aula especial intitulada “A Potência Expressiva e Terapêutica da Arte”. Voltado ao público a partir dos 16 anos, o evento gratuito e inicia às 14h desta sexta-feira, 5 de outubro, na sala 403 do Bloco C do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Na aula se busca evidenciar a potência estética, terapêutica e pedagógica das linguagens artísticas no campo da saúde mental, além de relacionar as dimensões artísticas e expressivas das artes cênicas com a dimensão terapêutica e seu uso no processo pedagógico e de formação do cuidador.

A atividade será ministrada pela socióloga sanitarista Graziella Barbosa Barreiros, da Universidade de Campinas (Unicamp). Gabi Barreiros, como é conhecida, é especialista em em atenção comunitária para a área de saúde mental, álcool e outras drogas (USP), consultora/supervisora clínica e institucional para saúde mental, álcool e outras drogas e treinadora master para o Cone Sul do projeto Treatnet II – UNODC (Escritório das Nações Unidas para área de drogas e crimes) e militante da luta anti-manicomial.

Serviço

O quê: Aula especial “A Potência Expressiva e Terapêutica da Arte”

Quando: 5 de outubro, sexta-feira, das 14h às 17h

Onde: sala 403 do Bloco C do CCE.

Faixa etária: 16 anos

Entrada franca

Sobre o Projeto 10 anos do curso de Artes Cênicas

O Projeto “10 Anos do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC” visa à reflexão da trajetória do curso, analisando sua atuação dentro da comunidade acadêmica e de seu impacto social. Priorizando uma formação de excelência das(os) suas(seus) discentes, o curso compreende a atuação das(os) futuras(as) bacharelas e bacharéis em Artes Cênicas enquanto agentes artísticos e sócio-políticos capacitados para fomentar ideias e atuar teórica e empiricamente nos diversos campos da arte, da academia e da sociedade, difundindo e expandindo teorias, técnicas e descobertas advindas do ensino, da pesquisa, da extensão e de suas criações artísticas.
 O Projeto tem coordenação de Débora Zamarioli e Priscila Genara, professoras do curso, com produção de Cássio Spósito, Lucas Lima, Mariana Barreiros e Dayane Ros, apoio da Secretaria de Arte da UFSC (Secarte) e realização da Coordenação do Curso de Artes Cênicas.