Artes Cênicas promove atividades em comemoração aos 10 anos do curso

05/10/2018 11:11

No mês de outubro, o Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove atividades artísticas para celebrar seus 10 anos de implementação. Nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, ocorre a aula especial “A Potência Expressiva e Terapêutica da Arte”, no Bloco C do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), às 14h. A programação conta também com palestra, sessão de comunicação oral e oficina, bem como espetáculos e um show de stand up comedy. Ainda, ocorre neste mês a 2ª Formação do Fórum de Estudos das Artes Negras da Cena (Fanca), o 2º Encontro de Práticas Culturais e das Artes de Matriz Africana (EPRACUAMA), e o Experimenta.

A comemoração dos 10 anos de implementação do Curso de Artes Cênicas da UFSC tem como objetivo a reflexão de sua trajetória e atuação dentro da comunidade acadêmica e de seu impacto social. Priorizando uma formação de excelência das(os) suas(seus) discentes, o curso compreende a atuação das(os) futuras(os) bacharelas e bacharéis em Artes Cênicas enquanto agentes artísticos e sócio-políticos – capacitados para fomentar ideias e atuar teórica e empiricamente nos diversos campos da Arte, da Academia e da Sociedade – difundindo e expandindo teorias, técnicas e descobertas advindas do Ensino, dos Projetos de Pesquisa e Extensão e de suas Criações Artísticas.

O Projeto “10 Anos do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC”  tem coordenação de Débora Zamarioli e Priscila Genara, professoras do curso, com produção de Cássio Spósito, Lucas Lima, Mariana Barreiros e Dayane Ros, apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte) e realização da Coordenação do Curso de Artes Cênicas.

Mais informações podem ser consultadas na página do evento

Confira a programação:

Aula Especial – A Potência Expressiva e Terapêutica da Arte

Aula especial em que se buscará evidenciar a potência estética, terapêutica e pedagógica das linguagens artísticas no campo da saúde mental. Relacionar as dimensões artísticas e expressivas das artes cênicas com a dimensão terapêutica. Utilização dessas linguagens no processo pedagógico de formação do cuidador.

Ministrante: Graziella Barbosa Barreiros (Gabi Barreiros), socióloga-sanitarista (Unicamp), especialista em atenção comunitária para a área de saúde mental, álcool e outras drogas (USP), consultora/supervisora clínica e institucional para saúde mental, álcool e outras drogas, treinadora master para o Cone Sul do projeto Treatnet II – UNODC (Escritório das Nações Unidas para área de drogas e crimes) e militante da luta anti-manicomial.

Faixa etária: 16 anos

Quando: 05/10 das 14h00 às 17h00

Duração: 03 h

Local: Sala 403 – Bloco C (redondo) – CCE

Palestra: A Atual Cena Latino-Americana para além dos Grandes Eixos Geográficos

Uma reflexão sobre territórios e fronteiras da ação cênica, estabelecendo um mapeamento de criações espetaculares atuais e tendo como cenário a América Latina, num âmbito fora dos grandes centros culturais. A compreensão da cultura e de outras formas de representação artística do continente, constituído por países e povos marcados por formações étnicas distintas, processos históricos assimétricos, formas desiguais de exercício de cidadania são alguns elementos investigados na proposta.

Ministrante: Profº Fernando Faria

Faixa etária: Interessados em manifestações cênicas em geral.

Quando: 10/10 às 18:30

Duração: 2 horas

Local: sala 411, Bloco D, CCE

Comunicação Oral e prática: Luís Antônio-Gabriela e 72Migrantes/Altar: poéticas políticas e um diálogo entre Benjamin e Brecht

Revisitando o diálogo estético estabelecido entre Walter Benjamin e Bertolt Brecht na década de 1930 e, a partir das suas reflexões sobre a arte moderna, em especial a arte teatral, investigar a produtividade dessas reflexões para se pensar dois momentos posteriores: a década de 1960, que estabelece as bases do teatro que se produziria nas décadas seguintes, e as experiências cênicas da atualidade, em dois grandes centros culturais latino-americanos: São Paulo e Cidade do México. O objetivo fundamental é analisar duas montagens teatrais contemporâneas que utilizam narrativas constituídas a partir de depoimentos, memórias e testemunhos de indivíduos que viveram determinadas situações originadas em momentos históricos específicos dos referidos países. Os espetáculos em questão são Luís Antônio-Gabriela (2011), da Cia. Mungunzá (São Paulo) e 72Migrantes/Altar (2011), da Cia. Zynaia – Escuela Nacional de Arte Teatral (Cidade do México). Como complemento para o desenvolvimento deste estudo, tais reflexões serão articuladas com críticos culturais contemporâneos como Giorgio Agamben, Beatriz Sarlo, Nelly Richards e Didi-Huberman, entre outros.

Ministrante: Luiz Gustavo Bieberbach Engroff

Faixa etária: 16 anos

Quando: 15/10 às 18h30

Duração: 3 horas

Local: Sala 208 – Bloco D – CCE

Animacena

Pesquisa acadêmica sobre teatro de animação. Mesa de conversas com alguns dos graduados do curso de Artes Cênicas, da UFSC, sobre seus TCCs defendidos ao longo dos dez anos de curso, dentro da área do teatro de animação.

Coordenadora da mesa: Profª Sassá Moretti.

Palestrantes: Igor Gomes Farias, Blenda Trindade, Guilherme Freitas, Daniele Viola, Daniela Antunes, Oni Freire e Laura W. Gedoz.

Faixa etária: 12 anos

Quando: 17/10 das 18h30 às 22h00

Duração: 03h30min (intervalo de 30 min)

Local: Salas 308 e 310 – Bloco D – CCE

Not so Stand Up

Show de Stand Up Comedy abordando temas gerais, incluindo a falta de condições do curso de Artes Cênicas.

Elenco: Arthur Dobler, Bernardo Froener Castello, Caio Incrocci, Fabricio Gastaldi, João Gomes (Godinez), Krys KW, Pitita Blasius, Taciane Saldanha Düring, Vanessa Nesso e Vivian Brasil.

Faixa etária:16 anos

Quando: 17/10 às 20h30

Duração: 90 m

Local: Espaço Caixa Preta – Bloco D – CCE

Oficina: Desfiguração Facial com Maquiagem Artística

Através da criatividade e da maquiagem artística criar um outro rosto, dois olhos, duas bocas, dois narizes e o que sua mente permitir criar.

Ficha técnica:

Ministrante: Naymi Dabbous

Faixa etária:16 anos

Quando: 19/10 das 14h00 às 17h00

Duração: 03 h

Local: Sala 308 – Bloco B (redondo) – CCE

OBS: No máximo 20 participantes. Inscrições no local. Pede-se que os participantes levem papeis, brilhos, folhas, etc., possíveis de se colar no rosto.

 

Tags: 10 anos curso de Artes Cênicasaula especialEspetáculosoficinapalestraSeCArtesessão de comunicação oralstand up comedyUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina