Hospital Universitário marca setembro com mutirão de exames de colonoscopia

13/09/2018 12:40

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh, vai realizar um mutirão de exames de colonoscopia no dia 29 de setembro, marcando a participação de seus profissionais no Setembro Verde, o mês da campanha de prevenção do câncer de cólon.

De acordo com a gastroenterologista Cintia Zimmermann de Meireles, uma das organizadoras do mutirão, os pacientes que serão atendidos neste dia foram selecionados a partir da lista de espera do SUS. Serão 50 exames. Os pacientes devem comparecer ao Centro Endoscópico do HU no horário marcado do dia 29 de setembro, um sábado. O serviço será realizado das 8 às 18 horas. Os demais interessados em realizar exame de colonoscopia devem procurar o médico especialista na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região para o encaminhamento.

O mutirão tem a participação de profissionais de clínicas de Santa Catarina e do Hospital Universitário, que disponibiliza a maioria do material para a realização dos exames. A colonoscopia permite que sejam diagnosticadas e retiradas lesões que podem evoluir para o câncer, como os pólipos.

A profissional explicou que o exame de colonoscopia é o principal meio para identificar a existência de câncer do intestino, além de lesões com potencial de malignização, o que permite o diagnóstico precoce da doença e o tratamento adequado. “No ano passado, conseguimos identificar dois pacientes com câncer no mutirão”, relatou a médica, acrescentando que a doença pode ser evitada em 90% dos casos, com o exame feito a tempo.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que 36.360 novos casos de câncer colorretal sejam identificados no biênio 2018/2019, sendo 17.380 casos em homens e 18.980 em mulheres no Brasil. Estes valores correspondem a um risco estimado de 16,83 novos casos a cada 100 mil homens e 17,9 para cada 100 mil mulheres.

Em geral, o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal é de cerca de 1 em 22 (4,49%) para homens e 1 em 24 para mulheres (4,15%). No entanto, uma série de fatores pode afetar o risco de uma pessoa desenvolver a doença.

O mês da campanha de prevenção ao câncer de intestino é uma iniciativa da Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP/Abrapreci/SBCP), do Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG). Mais informações em http://campanhasetembroverde.com.br/.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh