Comitiva da UFSC visita UFRGS para conhecer trabalho de governança

27/09/2018 09:09
Ubaldo Balthazar iniciou a gestão este ano – Foto: Secom/UFRGS

Ubaldo Balthazar em reunião no gabinete do reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann. (Foto: Secom/UFRGS)

Na manhã da última quarta-feira, 26 de setembro, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e comitiva integrada pelo secretário de Planejamento e Orçamento, Vladimir Arthur Fey, o assessor Institucional, Gelson Luiz de Albuquerque, o diretor-geral do gabinete de Alvaro Guillermo Rojas Lezana e pela coordenadora de Planejamento, Monique Regina de Sousa, foram recebidos pelo reitor Rui Vicente Oppermann. A equipe da universidade catarinense realiza a visita para conhecer o trabalho realizado pela pró-reitoria de Planejamento (Proplan/UFRGS) na área de governança, gestão de riscos, além de a experiência do Escritório de Processos.

Pela UFRGS, além do reitor, participaram da reunião o vice-pró-reitor de Planejamento e Administração, Luís Roberto Macedo, a assessora da Proplan, Jussara Musse, e o diretor do Escritório de Processos, João Francisco Fontoura Vieira.

O reitor Oppermann, durante a reunião, relatou a forma de organização da UFRGS, que historicamente descende de unidades isoladas que se juntaram para formar a Universidade, mantendo sua autonomia. Essa forma de organização, segundo ele, tem benefícios, mas do ponto de vista da gestão de compras, por exemplo, traz uma fragmentação excessiva. O vice-pró-reitor Macedo apontou que a UFRGS avançou muito nessa temática, iniciando pela compra de equipamentos de informática, foi envolvendo outros produtos, e hoje a compra de produtos de uso comum ocorre praticamente toda de forma centralizada.

De acordo Jussara, o modelo da UFRGS para a melhoria da gestão está em desenvolvimento e conta com o grupo de gestão de riscos e os trabalhos em governança. Recentemente, uma das realizações da equipe é a formação do grupo de processos de suprimento, que vai beneficiar a gestão de suprimentos desde planejar a aquisição, adquirir, estocar, gerir os contratos e descarte. Desse grupo partiu o Planejamento Anual de Aquisições que pretende otimizar o planejamento para o ano seguinte. Após a recepção com o reitor, o grupo se dirigiu à Proplan para assistir à apresentação sobre os trabalhos realizados.

Com informações da Secom/UFRGS