O Grupo Teatral Abaporu representa a UFSC na 70ª Reunião Anual da SBPC

23/07/2018 09:33

O Grupo Teatral Abaporu da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) representará a Universidade na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 22 e 28 de julho, em Maceió, Alagoas. O Abaporu apresentará o espetáculo “Pegando do Resto” às 19h, no dia 27, no SBPC Cultural e exposição em forma de banner da pesquisa que originou o espetáculo pela diretora, Blenda Trindade.

O grupo teatral nasceu há quatro anos dentro do curso de Artes Cênicas da UFSC, formado por seis artistas de Florianópolis.  “Pegando do Resto” é resultado do projeto de pesquisa “A máscara e o ator: Experimentando métodos”, da Profª Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti, orientadora do grupo teatral. O projeto surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso da diretora, apresentado em 2017. A pesquisa integra a 70ª SBPC e foi premiada entre os melhores trabalhos de iniciação científica pela UFSC.

Sinopse

Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor.

“Pegando do Resto” explora esta linguagem única e ao mesmo tempo universal das máscaras larvárias, numa temática existencialista situada no universo do Teatro do Absurdo. Aqui as máscaras do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias, manipulando o espaço e o tempo. Enquanto esperam, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio. A partir de agosto estão previstas novas apresentações em Florianópolis.

 

Ficha Técnica

Direção: Blenda Trindade.

Elenco: Igor Gomes, João Carlos Quinalha, Maykon José e Pitita Blasius.

Orientação: Sassá Moretti.

Produção Executiva: Olivia Dias.

Adaptação dramatúrgica, cenografia, figurinos, trecos e cacarecos, iluminação, sons, músicas e outras coisas que fazem barulhos: Grupo Abaporu.

Sugestão Etária: a partir de 8 anos.

Contato

Grupo Abaporu

Telefone: (48) 9 9805-3283

E-mail:

Redes sociais: Facebook, Instagram

 

 

Tags: artes cênicasGrupo Teatral AbaporuUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina