Último dia do festival Experimenta é dedicado à dança, cinema e teatro
O último dia do Experimenta, que ocorre nesta sexta-feira, 10 de novembro, é dedicado à dança, cinema e apresentações teatrais. Sempre com atrações gratuitas e abertas para toda comunidade.
No Laboratório de Dança B do Bloco 5 no CDS (Centro Desportos/UFSC), às 12h, ocorre a oficina.
A oficina permite aos alunos vivências relacionas ao samba, especialmente ao Samba no pé. As atividades propostas enfatizam o desenvolvimento da consciência corporal, percepção rítmica, o aprendizado da técnica do Samba no pé propriamente dita e seus desdobramentos em formas coreográficas.
Projeto: Dança Poesia em Movimento
Coordenação: Vera Torres (DEF/CDS)
Ministrantes: Lays Matias e Igor Augusto
Duração: 75min
Classificação: 14 anos
Vagas: 30
Oficina de Cinema ao vivo
A oficina ocorre na sala de projeção, do Bloco D, no CCE, às 14h30,
A oficina propõe a introdução aos aplicativos de cinema ao vivo, e aos princípios básicos de como utilizar efeitos visuais para a mixagem de imagens, na criação e manipulação de imagens em tempo real. Levando ao conhecimento dos participantes quais aplicativos e dispositivos foram utilizados na realização da prática de cinema ao vivo no Cores ao Avesso, como por exemplo, o dispositivo de raio x acoplado a câmera. Realizando uma prática com este dispositivo, para que os participantes possam observar as texturas e possibilidades que este dispositivo pode gerar, e destas imagens geradas com o raio x pelos participantes, os mesmos testarão dentro do breve conhecimento que obtiveram no manuseio do aplicativo a mixagem em tempo real dessas imagens.
Ministrante: Thomas Dadam
Duração: 180min
Classificação: 16 anos
Vagas: 10
Inscrições: coresaoavesso@gmail.com (Necessário que os participantes tragam suas próprias câmeras ou celulares que gravem vídeo juntamente com seus respectivos cabos que possibilitem passar os vídeos para o computador)
No Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, às 20h, ocorre a apresentação.
Ele, Albert Einstein, convive no espetáculo, com os seus pares cientistas, para que o universo de uma época tão pródiga da ciência esteja presente na cena; temos vividos tempos obscuros, onde parodiando Brecht falar de ciência é quase um crime e, realizar um teatro de pesquisa pode ser uma afronta ao mercado do riso enlatado e imagens que são engolidas sem mastigar.
Direção: Carmen Fossari
Duração: 120 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: distribuídos uma hora antes da apresentação.
Peça Teatral: “Romeu & Julieta – Shakespeare para todos”
Ocorre no Teatro da UFSC, às 20h.
A adaptação de “Romeu e Julieta – Shakespeare para todos” conta a história dos amantes por meio da narração de Frei Lourenço, que conversa com o público e com os personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. Por se tratar de uma linguagem de palhaços, as cenas são todas permeadas por jogos e brincadeiras.
Elefants Companhia de Teatro
Direção: Márcio Cabral
Duração: 60min
Classificação: acima de 6 anos
Peça Teatral: Isto não é uma fábula, adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo
Na Caixa Preta do Bloco D no CCE, às 20h, ocorre a apresentação.
Vivendo em um país democrático, você se sente realmente livre? O que nos torna escravos hoje? Existe um limite para se alcançar a liberdade? Isto não é uma fábula, adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo, retrata a saga de Esopso para tornar-se livre seja a que custo for.
Cia duZEUSes
Direção: Lucas Lima
Duração: 70min
Classificação: 12 anos
Confira a programação de todos os dias do Experimenta aqui!
Promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), a segunda edição do Experimenta busca levar arte e cultura para diversos locais da UFSC, oferecendo à comunidade universitária e local uma semana inteira de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística, criando um “supercircuito” de arte e cultura que envolve diversos espaços e segmentos da Universidade.
Serviço:
O quê: Experimenta.
Quando: de 6 a 10 de novembro.
Onde: espaços da UFSC Florianópolis e Blumenau.
Quanto: gratuito e aberto ao público.
Evento no Facebook: Experimenta.
Mais informações sobre o Experimenta e outras atividades artísticas culturais desenvolvidas na UFSC através do site da SeCArte: www.secarte.ufsc.br ou no facebook.com/secarte.ufsc