Jornal online ‘Qorpus’ lança nova edição nesta segunda, dia 6
O Periódico Vinculado à Pós-Graduação em Estudos da Tradução (Qorpus) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançou a edição nº 025 do jornal online. Oferecem ao leitor leituras nas janela “Como é”, “…à procura de um autor”, “Teatro na Praia”, “Agenda cultural”, “Insulto ao público” e “Boca de Ouro”.
Na janela “Como é”, o professor e tradutor da Universidade Federal do Paraná, Piotr Kilanowski, escreve sobre a poesia de Anna Świrszczyńska e apresenta traduções de poemas do livro recém-lançado no Brasil, “Eu construía a barricada”, da escritora polonesa.Nessa mesma janela, Flávio Vassoler fala sobre Dostoiéviski, Daiane Oliveira traduz um artigo de François Laere sobre Finnegans Wake e Larissa Lagos traduz uma carta de Samuel Beckett. Há ainda um ensaio de Bruna Meneguetti sobre o centenário de Maria Firmina, considerada a primeira romancista negra do Brasil, entre outros textos.
Na janela “… à procura de um autor”, o Qorpus oferece aos leitores quatro entrevistas, sendo uma com o cineasta irlandês Alan Gilsenan, duas com os estudiosos Malcolm McNee, que fala sobre a poesia brasileira nos Estados Unidos, e uma com Antonia Javiera Cabrera Muñoz, que discorre sobre Nicanor Parra. O leitor encontra ainda uma entrevista com a tradutora de Karl Kraus, Mariana Ribeiro de Souza.
Na janela “Teatro na Praia”, o destaque é um conto do último livro de Luci Collin, “Peça intocada”. Nesta mesma janela, uma breve e diversificada antologia de textos dramatúrgicos brasileiros contemporâneos e um conto de William Faulkner traduzido por Sueli Cavendish.
Na agenda cultural, o destaque é o colóquio sobre Um século de vanguarda, no dia 7 de dezembro, no anfiteatro da reitoria da Universidade Federal do Paraná.
O leitor que abrir a janela “Insulto ao público” encontrará à sua disposição uma nova peça teatral: Luar, de Filipo Tommaso Marinetti.
Na janela “Boca de Ouro”, o Barco Ébrio, de Arthur Rimbaud, na tradução de Ivo Barroso, em homenagem ao Professor e Ex-Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Mais informações no site do Qorpus.