Parecer técnico analisa violência no Estado e nas microrregiões de Santa Catarina
Facilitar o acesso de gestores públicos aos dados de mortalidade e internações hospitalares associadas à violência no Estado e nas microrregiões de Santa Catarina. Esta é a intenção do parecer técnico “A violência no Estado e nas Microrregiões de Santa Catarina” da professora Sonia Hess, do Centro de Curitibanos da UFSC, sobre as informações disponibilizadas pelo Datasus, banco de dados do Ministério da Saúde.
O parecer “pode ser útil” para instituições governamentais como a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, explica a professora, cuja intenção “não é acadêmica”. Ela já havia tocado no tema, na Revista Brasileira de Segurança Pública, com o artigo “A mortalidade por agressões e acidentes de transporte no Brasil, de 2003 a 2007”.
O parecer aponta que as “causas externas corresponderam à terceira principal causa de óbito dos homens falecidos naquele período, e à quinta causa de morte entre as mulheres” e apresenta “os números de óbitos registrados segundo local de ocorrência nas microrregiões de Santa Catarina, no período de 2011 a 2015, decorrentes de suicídio, agressões, e acidentes de transporte, para os sexos masculino e feminino”, além de discorrer sobre cada tipo.
Mais informações no Parecer técnico.
Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC