Mestranda da UFSC é aprovada no Programa de Doutorado do MIT nos Estados Unidos
A mestranda Paula do Vale Pereira do Polo – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC -, foi aprovada no Programa de Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial da Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos.
A partir de setembro, Paula irá trabalhar no Laboratório de Aviação e Meio Ambiente sob orientação do Professor Steven Barrett. O projeto de pesquisa, ainda em definição, será na área de combustíveis alternativos para aviação, levando em conta os aspectos técnicos, ambientais e econômicos envolvidos na busca por um combustível mais eficiente.
“Em uma escala de felicidade que vai de 0 a 10, ser aprovada no MIT foi 1000. Desde o ensino médio eu sonhava em estudar no MIT, então nunca medi esforços na hora de trabalhar duro, ralar e me dedicar àquilo que eu fazia”, revela.
Paula destaca a importância de seus orientadores, pela liberdade oferecida para guiar o projeto de mestrado e pela prontidão em ajudar, o que cria um ambiente de aprendizagem com responsabilidade. “Estar na Polo, por exemplo, me ensinou muito sobre a teoria e a prática da engenharia e me trouxe um ótimo networking; me permitiu inovar, fez pensar grande”, aponta.
Paula está concluindo o mestrado sob a orientação do professor Cláudio Melo na área de Engenharia Térmica no Polo. Ela é formada em Engenharia Mecânica pela UFSC e em Administração Empresarial pela UDESC.
Foi bolsista de iniciação científica no laboratório Polo por sete meses, e no programa PET Metrologia e Automação, por dois semestres. A engenheira foi voluntária por três semestres no grupo de projeto e construção de aeronaves não tripuladas, Céu Azul Aeronaves, junto ao qual foi campeã nacional e medalhista de bronze na competição SAE Aerodesign International. Paulo atuou, ainda, como estagiária no Centro de Pesquisas Avançadas em Cerâmica na Imperial College, em Londres, na Inglaterra, e na área de pesquisa e desenvolvimento em refrigeradores domésticos da empresa Bosch und Siemens Hausgeräte, em Giengen, na Alemanha.
A mestranda possui artigos publicados em revistas e congressos internacionais e medalhas em olimpíadas de física e matemática, além da primeira colocação geral nos dois vestibulares que prestou. Foi professora voluntária de matemática no cursinho universitário popular Einstein Floripa por dois anos e atualmente ajuda na integração dos diversos cursinhos populares do país por meio de seu trabalho na ONG Brasil Cursinhos.
Com informações do Polo da UFSC