11º FITA: Espetáculo ‘Blind’, da Holanda, encerra o Festival neste sábado, 27 de maio
A décima primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita) chega ao seu oitavo e último dia neste sábado, 27 de maio, com apresentação do espetáculo “Blind”, dirigido por Nancy Black, do grupo holandês “Duda Paiva Company”, às 20h, no Teatro Ademir Rosa – CIC, em Florianópolis.
Existencialista e contemporânea, a peça conta a história de um homem que se torna cego e perde o senso de si. Baseado na experiência de cegueira temporária do próprio dançarino/bonequeiro quando criança, o espetáculo traça a jornada de um trauma que pode mudar a vida. No espetáculo, vê-se refletida a cegueira, o encontro com a escuridão, o medo e outras intensas emoções que esta experiência pode despertar. Ao mesmo tempo, a cegueira como metáfora transcende a experiência pessoal do artista ou qualquer temporalidade específica, para trazer à baila uma reflexão sobre a importância de encontrar no caos ou na escuridão formas de reconstruir o olhar, a visão.
O Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita), já consagrado como um dos grandes festivais do gênero do Brasil, lotou os espaços por onde passou este ano – foram seis cidades e cerca de 36 espetáculos de 13 importantes grupos nacionais e internacionais (Brasil, Chile, Espanha, Peru e Uruguay).
Sobre o Fita
O Fita tem coordenação geral de Sassá Moretti (do Departamento de Artes/CCE/UFSC), coordenação executiva de Zélia Sabino (do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC) e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º Fita foi contemplado pelo edital Iberescena e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina, da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). Tem o apoio do Sesc e da Prefeitura Municipal de Siderópolis. A realização é da Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.
Serviço:
O quê: Encerramento do 11º Fita, com o espetáculo “Blind”, da Duda Paiva Company (Holanda)
Local: Teatro Ademir Rosa – CIC, Florianópolis
Horário: 20h
Quanto*: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada**)
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: A partir de 14 anos
Técnica de Manipulação: Animação à vista
*Todos os espetáculos do Festival são gratuitos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio.
**Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)
A programação completa está disponível no site do Festival.
Mais informações pelo e-mail contato@fitafloripa.com.br ou pelos telefones (48) 3721.2383 e (48) 3721.2384.
Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo – DAC/SeCArte/UFSC