11º FITA: confira as atrações do Festival para esta sexta-feira, 26 de maio
A décima primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita) chega ao seu sétimo dia de apresentações nesta sexta-feira, 26 de maio, com espetáculos em Florianópolis (Teatro Ademir Rosa – CIC, Teatro Álvaro de Carvalho – TAC, Centro de Cultura e Eventos da UFSC) e Balneário Camboriú (Teatro Bruno Nitz). Confira a programação:
Por que nem todos os dias são de sol?
Local: Teatro Ademir Rosa – CIC – Florianópolis
Horário: 10h/15h
Ingresso: Gratuito.
Sinopse: Trabalhando a partir do conceito da lembrança, o espetáculo é narrado por quatro atores que contam, cada um, uma história que aborda o ser criança e virar adulto. Utilizando a multiplicidade de linguagens, o espetáculo é uma reflexão poética sobre esta transição.
Grupo: Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro/RJ)
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Duração: 55 minutos
Faixa etária: A partir de 5 anos
Técnica de manipulação: Bonecos, máscaras, teatro de objetos e vídeo mapping
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Florianópolis
Horário: 15h/20h
Ingresso: Gratuito. Ingresso livre, sujeito a lotação do espaço, e agendamento prévio para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino.
*Após o espetáculo das 15h, conversa com os artistas
Sinopse: Espetáculo dramático musical com a linguagem do teatro de animação, que tem como tema central histórias fictícias e reais de crianças de abrigos. Uma coleção de histórias duras recolhidas e passadas pela peneira do filtro dos sonhos, que foram convertidas em metáforas para que pudessem vir a público.
Grupo: Cia. Laica (Curitiba/PR)
Direção: Fábio Nunes Medeiros
Duração: 60 minutos
Faixa etária: A partir de 10 anos
Técnica de manipulação: Manipulação direta e sombras
Local: Teatro Álvaro de Carvalho – Florianópolis
Horário: 20h
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia). Diariamente, das 13h às 19h. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia.
Sinopse: Uma artista encontra-se trancada por acidente dentro de uma exposição do pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec. Para passar o tempo, interage com as obras do museu e mergulha num verdadeirosdelírio poético e cômico, dando vida ao universo do pintor e a quatro personagens femininas icônicas, por meio da animação de ilustrações, fotos, objetos e uma marionete em escala humana do pintor.
Grupo: Cia. Nina Vogel (São Paulo/SP)
Direção: Nina Vogel
Duração: 50 minutos
Faixa etária: 16 anos
Técnica de manipulação: Máscaras, objetos e manipulação à vista
Local: Teatro Bruno Nitz – Balneário Camboriú
Horário: 15h
Ingresso: Gratuito. Ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação no Teatro Bruno Nitz.
Sinopse: Cero é um velho mestre da reciclagem que construiu o mundo que o rodeia com jornais, cartões velhos, trapos e outras coisas. Agora trabalha em sua mais esperada criação: um menino que trará alegria à sua vida. Mas o coração do menino desaparece. Quem o roubou? Cero conseguirá recuperá-lo e terminar sua criação?
Grupo: Concolorcorvo Teatro de Animación (Peru/Chile)
Direção:Daniel Huarocc
Duração: 40 minutos
Faixa etária: A partir de 4 anos
Técnica de manipulação: Manipulação direta, manipulação à vista e luvas
*Todos os espetáculos, inclusive aqueles que acontecerão nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho, são gratuitos para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio
**Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)
Sobre o Fita
O FITA tem coordenação geral Sassá Moretti (do Departamento de Artes/CCE/UFSC)coordenação executiva de Zélia Sabino (do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC) e produção executiva de Gustavo Bieberbach. O 11º FITA foi contemplado pelo edital IBERESCENA e tem patrocínio do Funcultural, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal. Conta com o apoio institucional da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, através da SECARTE. Tem o apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Siderópolis. A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística e da Funarte.
A programação completa está disponível no site do Festival.
Mais informações pelo e-mail contato@fitafloripa.com.br ou pelos telefones (48) 3721.2383 e (48) 3721.2384.
Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo – DAC/SeCArte/UFSC