Projeto lança e-book ‘Cinema de culto’, segundo volume da coleção ‘Cadernos de Crítica’
O projeto Cinema Mundo lança oficialmente no próximo dia 13 de abril, às 18h, o segundo volume da coleção Cadernos de Crítica, série dedicada à discussão de obras cinematográficas. No mesmo dia, o projeto dá continuidade ao tema “expressões do horror”e apresenta o filme Trabalhar cansa (2011, Brasil), escrito e dirigido pela dupla Marco Dutra e Juliana Rojas.
Composto por um conjunto de cinco textos, a coletânea Cinema de culto discute certa fruição religiosa na apreciação de filmes como El Topo, Donnie Darko, Laranja Mecânica, Violência Gratuita e Akira. O prefácio é assinado pelo professor e realizador Alexandre Linck Vargas e o livro tem organização de Leonardo Ripoll e Marcio Markendorf.
Em formato e-book e inteiramente gratuita, a publicação tem o intuito de socializar conhecimentos produzidos na ação extensionista. O intuito é afirmar o comprometimento da atividade com as facetas da pesquisa e do ensino, bem como estreitar laços entre universidade e comunidade externa.
O quê: Lançamento do e-book Cinema de culto
Quando: 13 de abril de 2017, às 18h00
Onde: Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: gratuito
Trabalhar cansa
A sessão do filme Trabalhar cansa, de entrada franca, será realizada às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e contará com os comentários de Marta Machado e Gabriel Daros.
Sobre o filme
Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que abre um mercado para ajudar a família. Ela então contrata Paula (Naloana Lima) para cuidar da filha. Tudo vai bem até que Otávio (Marat Descartes) é demitido. A partir daí a relação entre os três começa a se deteriorar, enquanto o mercado de Helena é palco para estranhos acontecimentos.
Sobre os comentaristas
Marta Machado: Professora do curso de Cinema da UFSC, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Produção Executiva, Animação e Indústria Criativa.
Gabriel Daros: Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ex-graduando em Design Gráfico pela Faculdade SATC. Estuda narrativas experimentais de jornalismo e intersecções com a literatura ficcional. Selecionado no I Prêmio IFSC de Literatura e na 10ª Bienal da UNE na categoria Literatura.
Mais informações na página do Cinema Mundo.