Evento internacional debate ‘A nova ideologia econômica da ciência e a repolitização do campo’

26/04/2017 14:43

dest_coloquio_mauricio_servaIniciou nesta quarta-feira, 26 de abril, o VI Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. A primeira palestra do encontro foi ministrada por Maurício Serva, coordenador do Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD) da UFSC. Serva abordou o negócio de duas grandes empresas, a nova autoridade científica e a repolitização do campo, que segundo ele é fruto da era digital e formou uma ideologia absurda aos papers e artigos.

O coordenador do ORD apresentou dois grandes player globais: a Thomson Reuters e a Elsevier. Abordou dados e histórico das empresas. Conta que “essas empresas comandam as maiores bases de dados do mundo, criam informações e índices de referência, indexam revistas, possuem um aparato de TI fantástico, amparado pela capacidade financeira invejável”. Destaca o lucro das empresas multinacionais do campo científico, editoras, prestadoras de serviços de TI e base de dados, ao explorar os produtos científicos. “Seus lucros provêm da cobrança pelo acesso aos seus arquivos, seja pelos vultosos contratos com bibliotecas de universidades em todo o mundo, com institutos governamentais, como também pelos acessos cobrados à indivíduos interessados, em geral os próprios cientistas.”

Serva aponta as características sobre a nova autoridade científica. Ele afirma que existe uma hipervalorização dos produtos e que a boa ciência é definida por estas empresas. Questiona a afirmação de que o artigo mais citado é melhor. “Realidades e problemáticas locais não interessam, se quer participar dessas revistas, você tem que trabalhar temas globais”. A língua inglesa é absoluta e existe uma padronização dos temas. Neste contexto, vive-se um ciclo fechado e vicioso. Serva define o pesquisador, neste caso, como pateta. “Ele faz a pesquisa e elabora o paper todo dentro daquilo que as revistas desejam. Envia, paga por isso, o paper é publicado, e depois ele não tem, na maioria das vezes, como acessar. Ele precisa pagar assinatura na base de dados, ou se valer da sua universidade para ter o acesso.” Serva classifica os governos como desnorteados, pois precisam pagar base de dados, e muitas vezes essas empresas impõe altos preços aos produtos. Serva finaliza este tópico dizendo que “ o novo argumento da autoridade científica subjaz interesses puramente econômicos.”

Em relação à repolitização do campo, termo utilizado por Serva para denominar a “reação a este estado de coisas”, são apresentadas diversas ações que são contrárias a este cenário. Serva classifica duas práticas apresentadas na palestra como guerrilha dos jovens: a luta de Aaron Swartz e de Alexandra Elbakyan. Serva evidenciou a luta de Aaron Swartz – programador estadunidense, um dos fundadores do Reddit e da organização ativista online Demand Progress. Swartz ficou conhecido após ser acusado de hackear os servidores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e roubar cerca de 5 milhões de artigos acadêmicos. Ele se voltava contra o pagamento do produto da ciência, conta Serva. Alexandra Elbakyan é uma bioengenheira de 27 anos nascida no Cazaquistão. Criou em 2011 um repositório aberto de artigos chamado Sci-Hub. Este site é alimentado com documentos protegidos pelas rígidas regras de grandes periódicos. A União Européia e o Horizon Program, o “Manifesto acadêmico” em 2015, o “Slow Science” em 2013, o boicote à Elsevier e os artigos publicados na mídia, são outros exemplos da “pequena faceta da reação”. Serva ressalta que a luta é enorme e cabe a todos pelo menos ter a consciência  desse momento histórico que nós estamos vivendo e com consequências imprevisíveis.

O Colóquio

O VI Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração ocorre até a próxima sexta-feira, 28 de abril, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.  É realizado pelo Núcleo de Pesquisa Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD). Conta com o apoio da UFSC, do Centro Socioeconômico (CSE), do Departamento de Ciências da Administração (CAD), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa edição constitui-se de quatro subtemas: Análise Epistemológica da Administração (ANE), Sociologia da Ciência da Administração (SOC), Racionalidade nas Organizações (RAC) e Análise Epistemológica de Domínios Específicos (ADE). O objetivo do Colóquio é promover um evento de referência aos estudos sobre epistemologia e sociologia da ciência da administração em âmbito internacional; integrar pesquisadores em uma rede cujas temáticas sejam pertinentes e contribuam para o desenvolvimento do conhecimento da área; fomentar discussões sobre o rigor na produção científica, com destaque para a problemática da epistemologia e da sociologia da ciência nos estudos organizacionais. Confira a programação completa aqui.

Mais informações no site.

Diana Hilleshein/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: Centro de Cultura e EventosElsevierMaurício Servanova autoridade científicapalestraThomson ReutersUFSCVI Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração