PET Direito promove debates com o tema ‘Direito e Resistência’ durante 2017

20/03/2017 09:49

O Programa de Educação Tutorial (PET) Direito retoma as atividades no dia 22 de março, e irá trabalhar, neste ano, com a temática “Direito e Resistência”. Ao longo de 2017, serão discutidos temas como direito de resistência, desobediência civil, objeção de consciência, direito de greve, revolução, autodeterminação dos povos e movimentos sociais, a partir de obras de autores como Angela Davis, Hannah Arendt, Jürgen Habermas, Rosa Luxemburgo, Frantz Fanon, Gayatri Spivak, entre outras.

Os encontros são abertos à comunidade acadêmica e ocorrerão quinzenalmente, às quartas-feiras, às 16h30, a partir de 22 de março, na sala 108 do Centro de Ciências Jurídicas. IMG_1943

Confira o cronograma prévio de leituras aqui: https://goo.gl/Pmo8c2.

No primeiro encontro, será abordada a questão da “Obediência e Resistência em Thomas Hobbes”. Para ele, foi selecionada parte da obra Leviatã. Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil (1651), de Thomas Hobbes.  Como textos complementares, foram selecionados “A marca do Leviatã: linguagem e poder em Hobbes”, de Renato Janine Ribeiro (USP), e “Os dois deuses de Hobbes. Limites da obrigação política hobbesiana”, de Thamy Pogrebinschi (UERJ).

Os textos estão disponíveis no xerox do CSE na pasta do PET Direito e também em PDF em https://goo.gl/oC5QL5.

Mais informações pelo Facebook ou no site.

 

Tags: Direitodireito e resistênciaHobbesPET DireitoresistênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina