Conselho Universitário aprova moção de apoio ao SUS

30/09/2016 14:51

Moção de Apoio

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, diversos foram os direitos sociais conquistados pela população brasileira, dentre eles o direito à saúde e à educação. O Sistema Único de Saúde garante o direito à saúde de modo integral, universal e equânime. Ao passo que a Educação deve propiciar o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino comprometida com a defesa da qualidade de vida e com a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária, bem como com a defesa da qualidade de vida. Assim, em virtude do anúncio de limitação dos gastos com ações e serviços públicos de saúde e de educação, a UFSC vem a público manifestar apoio aos movimentos de defesa dos princípios constitucionais que delinearam o Sistema Único de Saúde e a educação pública, gratuita e de excelência em todos os níveis.

Diante do cenário nacional, a UFSC reafirma seu papel enquanto instituição comprometida com temas que influenciam a dinâmica da sociedade, tais como a democratização do acesso à educação e à saúde pública, ambos enquanto dever do Estado brasileiro, gratuitos e de qualidade, ratificando seu compromisso com a sociedade catarinense e brasileira.

A UFSC defende o direito inalienável ao acesso integral, universal e equânime da população à saúde e educação públicas e gratuitas, e ressalta que estes direitos são fruto de lutas históricas em favor da democracia.

Florianópolis, 27 de setembro de 2016.

Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Tags: CCSconselho universitárioSUSUFSC