UFSC e Polícia Militar se reúnem para definir ações conjuntas voltadas à segurança no campus

28/07/2016 10:01

O reitor da UFSC, Luiz Cancellier, acompanhado do secretário de Segurança Institucional, Leandro Luiz de Oliveira, e do diretor geral do gabinete, Álvaro Lezana, recebeu, na tarde desta quarta feira, 27 de julho, os comandantes da 1ª Região Militar, coronel PM Renato Cruz Junior, e do 4º Batalhão de PM, tenente-coronel PM Marcelo Pontes. A audiência já havia sido marcada há algumas semanas e teve como um dos pontos centrais as ações relativas à determinação recente do Ministério Público Federal quanto à realização de festas e eventos não autorizados.

reunião pm reitor2

Encontro na Reitoria. Foto: Divulgação

Conforme o documento do procurador Carlos Augusto de Amorim Dutra, a UFSC deve “exercer controle mais rigoroso quando da constatação da realização de festas/eventos não autorizados no interior do campus, inclusive com solicitação de auxílio policial”.

No documento o procurador faz menção, também, às “diversas medidas que vêm sendo adotadas pela administração da Universidade Federal de Santa Catarina para reforçar a segurança da comunidade universitária”. O secretário de Segurança Institucional, Leandro Luiz de Oliveira, apresentou no encontro com os representantes da PM alguns dados, como a ampliação no número de câmeras de monitoramento, a poda de árvores e ajustes de luminárias para ampliar as áreas de iluminação e a restrição à descarga de bebidas, dirigidas a eventos e festas não autorizadas, que já têm reduzido o número de ocorrências.

Os oficiais da Polícia Militar reiteraram, durante o encontro com o reitor, a disposição de atender quaisquer ocorrências relativas a eventos e festas que não tenham sido autorizadas, nos limites da atribuição constitucional da PM.

Para Leandro, “a parceria e o diálogo com a PM e outros atores públicos da área de segurança têm permitido que a UFSC mostre à sociedade catarinense e à comunidade interna que segurança e tranquilidade no campus são prioridade”.

Tags: PMPolícia militarSegurançaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina