Projeto Cinema Mundo exibe ‘Corra, Lola, corra’ nesta quinta
O premiado filme alemão Corra, Lola, corra (1998), com roteiro e direção de Tom Tykwer, será exibido na quinta-feira, 16 de junho, no projeto Cinema Mundo. A obra faz parte da seleção de filmes com o tema “cinema de culto” — classificação atribuída às produções que atraem uma legião de fãs e organiza em torno de si uma espécie simbólica de liturgia. A sessão será às 18h30, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, e contará com os comentários de Alessandra Brandão. Entrada gratuita.
Sobre o filme: Manni (Moritz Bleibtreu), coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Ronni telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai (Herbert Knaup), que é presidente de um banco. Assim, Lola corre pelas ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.
Sobre a comentarista: Alessandra Brandão é professora do curso de Cinema da UFSC, com experiência nas áreas de Cinema e Literatura, e ênfase em Teoria e Crítica. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e editora-chefe da Revista Brasileira de Cinema e Audiovisual (Rebeca). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Centre for World Cinemas da Universidade de Leeds, Inglaterra. Tem doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pelo PPGI/UFSC, com tese sobre o cinema latino-americano contemporâneo. Recebeu o título de Dean’s Fellow de Dickinson College (Estados Unidos), onde realizou pesquisa de janeiro a maio de 2014.