UFSC inaugura Centro de Manejo de Água e Unidade Sul da Ilha
O Centro de Manejo de Água da Fazenda Experimental da Ressacada, da UFSC, localizada no bairro Tapera, em Florianópolis, é um conjunto integrado de ações que permite maior controle sobre o nível do lençol freático, de modo a melhorar a drenagem e potencializar o armazenamento de água para fins de irrigação. A obra foi inaugurada oficialmente na manhã de segunda-feira, 2 de maio; na sequência, foi realizada a entrega simbólica da Unidade Sul da Ilha, com a reforma do prédio administrativo do antigo Centro de Formação e Treinamento (Cefa) da Celesc. A área foi uma contrapartida do Governo do Estado de Santa Cararina à UFSC, devido à cessão, em 2014, de parte do terreno da Fazenda Experimental para viabilizar as obras do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
O projeto – com 3.775 metros de extensão total – é composto de três açudes e diversas comportas que permitem o direcionamento do fluxo das águas pluviais – não há rios na Fazenda Experimental. Obras acessórias para instalação de um pivô central, com 126 metros de raio, também foram realizadas. O equipamento permitirá a irrigação de uma área de 5 hectares e a realização de aulas práticas e pesquisas em diferentes áreas das Ciências Agrárias. A reitora Roselane Neckel agradeceu a todos que contribuíram para a realização da obra. “Todo esse trabalho visa à preservação desta área, dentro das políticas de sustentabilidade e meio ambiente. Nós estamos deixando aqui uma ótima estrutura para a pesquisa, o ensino e a extensão. Este é um espaço multidisciplinar. É o momento de registrar gratidão aos profissionais e às equipes.”
O supervisor do Laboratório de Irrigação e Drenagem da UFSC e coordenador do projeto de Manejo de Água, Antônio Augusto Alves Pereira, destacou o esforço integrado das equipes. “Esta é uma obra que recupera a Fazenda. Preparamos a área pra poder fazer pesquisa. Temos pomares, culturas anuais, pastagens. Daqui a 100, 200 anos, este espaço estará disponível para as atividades que serão desenvolvidas: não só para aulas práticas de graduação e pesquisas dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Aquicultura, mas para outros cursos, como Mecânica, Biologia, entre outros”, afirmou. “É sempre uma grande alegria inaugurar uma obra que vai atender por tão longo prazo a Fazenda e dar condições de ensino, pesquisa e extensão aos nossos alunos”, complementou a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco.
O projeto foi submetido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFSC à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para obtenção de recursos CT-Infra. De acordo com informações do Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) da Universidade, as obras se iniciaram em julho de 2014, e foram concluídas em janeiro de 2015, com investimentos de R$ 491.987,73. “Esta região era um banhado; este sistema permite drenagem da água ou colocação, quando convier. É uma obra que não aparece tanto, mas que tem uma importância absolutamente fundamental”, avaliou o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy Filho.
O engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Fazenda, Otávio Maghelly, informa que pelo menos 23 disciplinas desenvolvem aulas práticas na Fazenda, além de experimentos de cursos de mestrado e doutorado. “Antes desta obra, não tínhamos qualquer controle do fluxo de água da Fazenda. Tínhamos dois picos: ou muita água, ou dificuldade para tê-la. Agora podemos, por exemplo, tirar água da Fazenda em situação de muita chuva.”
“É uma obra muito importante porque permite o melhor uso da terra. Nós tiraremos todos os fios elétricos externos; haverá fiação subterrânea. Placas solares darão oportunidade de reduzir a necessidade de energia elétrica, o que fará que a Fazenda seja autossuficiente nesse quesito. São melhorias para valorizar nosso ensino, sem encarecer os custos”, informou o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), José Carlos Fiad Padilha.
O chefe de gabinete, Carlos Antonio Oliveira Vieira; o diretor do Departamento de Projetos de Pesquisa, Elias Machado; a supervisora docente da Fazenda, Cristina Magalhães Ribas dos Santos; o diretor do DFO, Rodrigo Bossle; além de técnicos e docentes, também participaram da cerimônia.
Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC
Revisão: Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
Fotos: Ítalo Padilha / Diretor de Fotografia / Agecom / UFSC
Assista à matéria da TV UFSC: