18 de maio – Dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

12/05/2016 16:30

LOGO-18-DE-MAIOO Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (Nuvic) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação (Alteritas), do Centro de Ciências da Educação (CED), promoverão, de maio a dezembro, ciclos de apresentações e discussões de pesquisas sobre as temáticas: Infâncias, Relações étnico-raciais, Gênero e Violências. O primeiro encontro será realizado 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a partir das 17h no hall e no auditório do CED e no Colégio de Aplicação.

A programação do dia 18 contará com uma apresentação de cirandas infantis com as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC, uma mesa de conversa que discutirá os conceitos de vulnerabilidade e risco na infância e uma aula de biodança. As atividades são destinadas à comunidade universitária, a docentes e servidores das escolas municipais e atuantes de movimentos sociais.

As apresentações promovidas pelo Nuvic e Alteritas até dezembro buscam incentivar o compartilhamento das pesquisas que estão sendo realizadas por professoras, estudantes de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) destes grupos.

Inscrições para participar da mesa Vulnerabilidade, Risco e Infâncias podem ser realizadas até 18 de maio através deste link. A inscrição garante certificado de 2h/A.

O 18 de maio e o Caso Araceli

Em 18 de maio de 1973, no estado do Espirito Santo, uma menina chamada Araceli, de 8 anos, foi sequestrada, drogada, estuprada, espancada e teve seu corpo parcialmente desfigurado por ácido, levando assim a sua morte. Em 17 de maio de 2000, entra em vigor, a nível nacional, a Lei 9.970, que definiu o dia 18 de maio como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em memória à morte de Araceli. Com o intuito de explorar a discussão sobre esse dia e fomentar sua visibilidade, o Alteritas e o Nuvic promovem algumas intervenções nessa data.

Gabriel Daros Lourenço/Estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC

agecom@contato.ufsc.br

Tags: "Pelo Dia Internacional de Combate às Violências Contra as Mulheres"AlteritasCEDgêneroInfânciasNúcleo de Estudos e Pesquisas sobre as violênciasRelações étnico-raciaisUFSC