UFSC na mídia: Projeto Imagine leva ciência para alunos da Coxilha Rica
O Projeto Imagine, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desenvolve atividades científicas em cinco países da América Latina e África, atua na Coxilha Rica há três anos, em parceria com a secretaria de Educação de Lages. A proposta é discutir temas importantes, mas que não fazem parte do currículo escolar.
O projeto procura ampliar, por meio de atividades práticas, lúdicas e multidisciplinares, o acesso ao conhecimento para jovens de comunidades rurais e indígenas. Desde 2013 o grupo realiza os módulos com os alunos do ensino médio da Escola Itinerante Maria Alice Wolff Souza, na Fazenda do Baú, na Coxilha Rica, escolhida por possuir as vivências do campo.
Terceira Visita
Neste ano, as aulas foram preparadas por estudantes e professores da pós-graduação em Farmacologia da UFSC e tem como temática “Remédios: Como se sabe se fazem bem?”. Para Marilza Gobetti, Diretora de Ensino da secretaria de Educação, “O projeto Imagine incute nos alunos o desejo de aprender, despertando a curiosidade e torna-os mais críticos contribuindo com mais eficiência para a aprendizagem”.
Expansão
Ela destaca também que foi solicitado a equipe do projeto, que ele seja expandido para os outros seis núcleos da escola itinerante, para abranger um número maior de alunos. A equipe passou uma semana junto com os alunos da Escola Itinerante, foram quatro dias de estudos que chegaram a conclusão final, que explica que é preciso conhecer os medicamentos antes de usá-los. O projeto também oferece oficinas de estudos para alunos da Angola, Marrocos, México, e Peru, levando conhecimento para estudantes das áreas mais remotas desses países.
Texto de Camila Paes.
Publicado pelo Correio Lageano.