Aula magna e recepção a calouros nos centros de ensino marcam início das atividades letivas

14/03/2016 08:18

Os novos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que iniciam as aulas no primeiro semestre letivo de 2016 participarão de uma recepção de boas-vindas organizada por cada centro de ensino. A aula magna será realizada no dia 15 de março, às 19h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos do Campus Florianópolis. A professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Luma Nogueira de Andrade, ministrará a palestra “Moral, código (i)moral e (i)moralidade dos costumes: a relação entre sujeitos e normas em épocas e lugares diferentes”.

Luma – primeira travesti a ter o título de doutora no país – possui graduação na licenciatura em Ciências, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com destaque para as temáticas Direitos Humanos, Diversidade Cultural, Étnico-racialidade, Gênero e Sexualidade, Educação, Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

Membros da Comissão de Prevenção à Dengue e Controle de Vetores da UFSC, que desenvolve ações na Universidade, participarão das recepções com o objetivo de disseminar informações sobre o assunto. A decisão da Administração Central da UFSC se alinha à Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti e a orientações do Ministério da Educação (MEC). A mesa de abertura dos eventos será composta pela reitora Roselane Neckel; a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco; os diretores dos respectivos centros; além de representantes da Comissão, instituída pela portaria nº 1829/2015/GR, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Confira a programação de recepção aos calouros nos Centros:

Data/Horário Centros Local
14/03 – 10h CFH/CED/CCE EFI
15/03 – 10h CCB/CFM EFI
18/03 – 10h CCA CCA
21/03 – 10h CTC Teixeirão
22/03 – 10h CSE/CCJ CSE
21/03 – 14h CCS/CDS EFI

Números:

  • 103 cursos de graduação;
  • 26 mil estudantes da graduação (presencial);
  • 3.600 calouros: 2.549 aprovados via Vestibular; e 1.051 via Sisu.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

Tags: 2016aula magnacalouroscentros de ensinoDCELuma Nogueira de AndraderecepçãoUFSCUnilab