Conferência na Sorbonne discute obra de Salim Miguel

29/02/2016 15:44

A obra de Salim Miguel foi objeto da conferência na Universidade Sorbonne, em Paris, pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luciana Rassier, no dia 24 de fevereiro. No âmbito do pós-doutorado que desenvolve  atualmente, a pesquisadora tem feito conferências em diferentes universidades francesas abordando a produção do escritor catarinense, que estuda desde 2004, época em que era professora de Literatura brasileira e de Tradução na França.
Escritor, jornalista, roteirista e crítico literário, Salim Miguel (que nasceu em 1924 no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos) constrói desde a década de 1940 uma obra que lhe valeu importantes distinções, como o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (2009) ou o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina (2002).
Após o golpe militar de 1964, quando ficou preso em Florianópolis durante quase dois meses, Salim fez anotações em um diário, o qual utilizaria trinta anos mais tarde para escrever o romance Primeiro de abril, narrativas da cadeia.  Em 2014, esse diário foi redescoberto. Na conferência feita na Sorbonne, Luciana Rassier analisou, a partir  dessas anotações, os processos de criação do romance. Ela também abordou a tradução francesa dessa narrativa literária, que  fez com Jean-José Mesguen, e foi publicada pela editora parisiense L’Harmattan em 2007.
Dentre as atividades de seu pós-doutorado, a pesquisadora traduziu em língua francesa  a novela policial Nós, que a Editora da UFSC publicou em 2015, em homenagem aos 91  anos de Salim Miguel. Luciana Rassier é docente no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC.

Tags: Concurso Salim MiguelEditora da UFSCEdUFSCLuciana RassierSorbonneUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina