Vestibular UFSC 2016: candidatos confiantes após segundo dia de provas
No segundo dia de provas do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a sensação entre os candidatos era de confiança. Gustavo Lameirão, 19 anos, veio de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para tentar uma vaga no curso de Engenharia Mecânica: “Ouvi falar muito bem da UFSC, por isso decidi prestar vestibular aqui”. Este já é o quinto vestibular de Gustavo, que afirma estar otimista. “A prova de hoje estava bem mais fácil do que a de ontem, fiquei mais tranquilo. Ainda falta redação, que acho difícil, mas acredito que vou conseguir.”
Outra candidata que também está prestando vestibular pela quinta vez é Isadora Grion, 20 anos, que se inscreveu para o curso de Medicina. “Estudei muito o ano todo, então fui bem, mas não sei se fui bem para Medicina”. Em anos anteriores, Isadora tentou outros curso e chegou a ser aprovada para Arquitetura e também para Jornalismo, mas desistiu de ambos. “Meu problema é que sou muito indecisa, sempre mudo de ideia e então faço vestibular novamente”. A questão sobre a Revolução Mexicana, na prova de História, foi uma das que considerou mais complicadas: “Não sabia muito sobre esse tema”. Isadora é de Londrina, no Paraná, mas mora em Florianópolis desde 2014.
Os amigos Yuri Daniel, 18, e Helena Andrade Ew, 15, vieram de Porto Alegre para tentar o curso de Arquitetura. Daniel faz a prova pela segunda vez; já Helena, que ainda não concluiu o Ensino Médio, faz apenas para treinar. “Achei a prova difícil, mas rápida. Para amanhã, minha sensação é de tranquilidade, pois tenho mais habilidade com redação”, afirma Yuri. Helena, por outro lado, está mais ansiosa para o último dia de provas: “As questões discursivas me deixam nervosa, criam mais expectativa”. Após os três dias do vestibular, os amigos vão estender a estadia em Florianópolis para aproveitar as férias na cidade.
Também de Porto Alegre, Gabriel Dorneles Soares, 19, tenta uma vaga no curso de Design. O candidato tem boas expectativas: “Para quem estudou, a prova de hoje estava bem tranquila, bem acessível. Espero que tudo ocorra bem.”
Amanda Fagundes, 19, pretende ingressar em Engenharia Civil. Diferente de outros candidatos, ela teve que fazer um intervalo na prova para amamentar Olavo, de apenas 3 meses. Sua mãe, Patrícia Fagundes, cuidou de Olavo e permaneceu no campus a tarde toda, até Amanda concluir a prova. “Achei a prova tranquila, só não consegui fazer duas questões de Física”, afirma.
Segundo dia registra 7.650 abstenções
Até o segundo dia de provas, o índice de abstenções chegou a 7.650, equivalente a 20,82% dos 36.739 inscritos. O Vestibular UFSC 2016 encerra nesta segunda-feira, 14 de dezembro, com a prova de redação e quatro questões discursivas.
Acesso ao local de prova: das 13h às 13h45
Para ter acesso ao local de prova, o candidato deve portar:
– Confirmação de Inscrição Definitiva;
– Original do Documento de Identidade, legalmente válido, informado no Requerimento de Inscrição; *
– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.
* O candidato que não apresentar o original do Documento de Identidade informado no Requerimento de Inscrição por motivo de perda, roubo ou extravio deve apresentar Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial competente, expedido há, no máximo, noventa dias. Neste caso, o candidato será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, assinatura e impressão digital em formulário próprio.
Índice de abstenção e gabaritos
O índice de abstenção é divulgado diariamente, ao final das provas. Os gabaritos serão divulgados a partir das 20h desta segunda-feira no site www.vestibular2016.ufsc.br
Cuidado com eletrônicos
Durante a realização das provas não pode ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico. A Coperve/UFSC recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum desses objetos, eles devem ser envelopados, identificados e deixados à frente na sala, antes do início da prova. Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados.
Mais informações: www.vestibular2016.ufsc.br
Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
daniela.canicali@ufsc.br
Fotos: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC