Caminhão oftalmológico atendeu 440 crianças em 2015
“Ficou igual ao do papai”, comemorava Renan Andriotti Bastos de Mello, de cinco anos, na manhã ensolarada do último sábado, 7 de novembro, quando experimentava os novos óculos, que acabavam de ficar prontos e lhe foram receitados devido ao seu astigmatismo, também diagnosticado nesse mesmo dia. Renan foi umas das cem crianças que participaram da última edição de 2015 do projeto do Caminhão de Oftalmologia no Hospital Universitário da UFSC. Em quatro datas, 440 crianças foram examinadas, e as que precisaram ganharam óculos – tudo gratuitamente.
O caminhão oftalmológico móvel, com o equipamento necessário às consultas, recebeu 100 pacientes por vez, nos dias 26 de setembro, 3 e 17 de outubro e 7 de novembro, no estacionamento do HU – exceto no dia 17, quando foram 140. As crianças, após passarem por triagem, vinham encaminhadas da rede escolar municipal, com horário marcado. “Estão todas em idade escolar, e a Prefeitura encaminhou a lista com estudantes que apresentavam sinais de sofrerem de alguma deficiência visual”, explica o cirurgião e oftalmologista Rodrigo Cavalheiro, coordenador do projeto.
O Hospital Universitário ofereceu a equipe que realizou as consultas. Das crianças examinadas, cerca de 30% precisaram de óculos, cedidos, na hora, pelas empresas Hoya (nos dias 26 de setembro e 17 de outubro) e Repro (nos dias 3 de outubro e 7 de novembro), com armações e modelos à escolha dos pacientes. A estrutura teve também recursos financeiros da Sociedade Catarinense de Oftalmologia.
Em 2016, Cavalheiro avalia que pode atender até 4 mil pacientes de toda a Grande Florianópolis, com possibilidade de levar o caminhão a outros locais, o que, em sua estimativa, contemplaria todas as crianças da região nessa faixa etária que precisam de óculos. Para isso, diz, precisa ainda obter alguma fonte de financiamento.
Confira mais fotos do projeto:
Fábio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br
Revisão: ClaudioBorrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC
Fotografia: Henrique Almeida/Agecom/DGC/UFSC