UFSC recebeu nessa terça o Prêmio Jovem Cientista na categoria ‘Mérito Institucional’

15/09/2015 15:06

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi anunciada, em cerimônia realizada em 21 de maio, em Brasília, vencedora da categoria “Mérito Institucional” do Prêmio Jovem Cientista 2015, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio foi entregue pela presidente da República nesta terça-feira, 15 de setembro, com a presença dos ganhadores, seus orientadores, e autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.Estavam presentes à cerimônia a reitora Roselane Neckel e o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy.

 

Presidente da Dilma e  os premiados. Foto Roberto Stuckert Filho/ PR

Presidente  Dilma e os premiados. Foto Roberto Stuckert Filho/ PR

Na categoria Mérito Institucional, são premiadas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos qualificados, apresentados respectivamente nas categorias “Mestre e Doutor”, “Estudante do Ensino Superior” e “Estudante do Ensino Médio”.

Para Roselane  “Este reconhecimento é motivo de muito orgulho e, mais uma vez, demonstra a importância do trabalho desenvolvido por nossos pesquisadores e pesquisadoras. por isso, gostaríamos de parabenizar  a comunidade universitária,  especialmente os estudantes e seus orientadores que inscreveram seus trabalhos no Prêmio” .

Estudantes e instituições de ensino do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão entre os vencedores desta edição, cujo tema foi “Segurança Alimentar e Nutricional”. Entre os trabalhos contemplados estão um produto que permite ao consumidor identificar fraudes no leite; um modelo inovador de agricultura urbana, que oferece um sistema sustentável de produção e aproxima os consumidores dos produtores; um estudo sobre a castanha-do-pará como fonte de suplementação de selênio para idosos, que se revela importante aliado na prevenção do mal de Alzheimer.

Pela primeira vez, o prêmio disponibilizou webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional para ajudar os estudantes do ensino médio a dar os primeiros passos na elaboração de suas pesquisas. O material didático – gratuito e on-line – (www.jovemcientista.cnqp.br) fica disponível até o fim do ano e pode ser utilizado por todos os que queiram trabalhar o assunto na escola, família ou comunidade.

Ao longo dos anos, o CNPq tem acompanhado a trajetória acadêmica e profissional dos premiados. Em 2011, editou a publicação 30 anos revelando talentos e impulsionando a pesquisa. Em 2015, o Prêmio Jovem Cientista completou 34 anos. Nesse período, tornou-se um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros.

Confira a lista completa dos vencedores.

Aldo Rebelo, ministro da Ciência Tecnologia e Inovação e Roselane Neckel na cerimônia do prêmio Jovem CIentista

Aldo Rebelo, ministro da Ciência Tecnologia e Inovação e Roselane Neckel na cerimônia do prêmio Jovem Cientista. Foto DGC/UFSC

Tags: categoria mérito institucionalCNPqJamil AssreuyPrêmio Jovem Cientista 2015Roselane NeckelUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina