III Semana Internacional da Paz discute migrações e refúgio

14/09/2015 15:49

O  Núcleo de Pesquisas e Extensão sobre as Organizações Internacionais e a Promoção da Paz, dos Direitos Humanos e da Integração Regional (Eirenè) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 15 a 17 de setembro, a III Semana Internacional da Paz – migrações e refúgio. As inscrições vão até 14 de setembro e devem ser feitas no link.

A temática central deste ano será “Migrações e refúgio no sistema internacional”. A III Semana da Paz contará com palestras, debates, exibição de documentários, apresentações de artigos científicos e outras atividades.

O encontro receberá professores e pesquisadores dedicados à temática central, o representante da Agência da ONU para refugiados (ACNUR) no Brasil, bem como membros da Polícia Federal (PF). A mostra audiovisual contará com a exibição do documentário “Acesso à zona de perigo” produzido pela ONG Médicos Sem Fronteiras (MsF) e do documentário premiado pelas Nações Unidas, “Refugiados na America Latina: A Saída é a Fuga” da TV Brasil Internacional.

Haverá no dia de encerramento Roda de Conversa com os profissionais responsáveis pela produção e execução das filmagens do vídeo “Pode um ser humano ser menos humano que o outro?”. No período da tarde, ocorrerão as apresentações dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica do evento.

A III Semana Internacional da Paz será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e conta com o apoio da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (Anet), International Law Association (ILA-Ramo Brasil), Capes e CNPq.

Inscrições aqui.

Mais informações: www.irene.ufsc.br.

paz

Tags: Academia Nacional de Estudos TransnacionaisEirenèmigraçõesNúcleo de Pesquisas EirenèSemana Internacional da PazUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina