UFSC sedia IX Encontro Estadual de Voluntários da Saúde

06/08/2015 11:35

Grupos de voluntários de diversas cidades de Santa Catarina participam nesta quarta-feira, 6 de agosto, do IX Encontro Estadual de Voluntários da Saúde, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é promover a confraternização e a reflexão das pessoas que prestam solidariedade a pacientes – hospitalizados ou não.

Cerimônia de abertura do Encontro Estadual de Voluntários da Saúde. Foto: Jair Quint/Agecom/DGC/UFSC

Cerimônia de abertura do Encontro Estadual de Voluntários da Saúde. Foto: Jair Quint/Agecom/DGC/UFSC

Na cerimônia de abertura, a presidente da Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU), Ana Maria Faria Dutra, deu boas-vindas aos visitantes. “Esperamos um dia com bastante troca de experiências. Estamos unidos para recebê-los; sintam-se bem-acolhidos.”

O diretor do Hospital Universitário (HU), Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná, destacou a importância das ações de voluntariado. “Nosso hospital tem orgulho dos “Amigos do HU” estarem envolvidos no dia a dia da instituição, e sinto-me gratificado. Grande parte dos problemas do hospital são resolvidos junto com vocês.”

Emocionada, a diretora de Apoio Assistencial do HU, Raquel Kuerten de Salles, manifestou alegria em “ver tanta gente de tão longe. Os voluntários doam seu talento, ajudam a fazer a diferença e a construir uma sociedade mais igualitária. Eles sabem os desafios enfrentados pelas famílias e instituições”. Ela destacou ainda que o principal beneficiário das ações é o próprio voluntário. “Ele se torna uma pessoa especial ao transformar o mundo num lugar melhor.”

O arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, ressaltou a “importância do trabalho que se faz pensando no outro. O testemunho dos voluntários é educativo para a sociedade, caracterizada atualmente pelo excesso de individualismo. Precisamos mais de gente com este desprendimento. Parabéns por esta escolha”.

O assistente espiritual do HU, frei Luiz Antonio Frigo , lembrou que, “quando agredida, a vida precisa ser cuidada. Os voluntários cumprem uma missão extraordinária na saúde integral”.

Após a abertura, os grupos de voluntários apresentaram uma mostra sobre os trabalhos desenvolvidos, para compartilhar experiências. À tarde, as atividades reiniciam-se com um momento cultural, seguido da palestra “Eu e tu no voluntariado, na harmonia das complexidades”, com a psicóloga e psicoterapeuta Lorena da Silva. Em seguida, os participantes definem a sede do X Encontro Estadual dos Voluntários da Saúde.

Mais informações: AAHU.

Tags: Associação Amigos do Hospital UniversitárioHospital UniversitárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina