Alunos do Colégio de Aplicação exibem curta de animação no 19º FAM

24/06/2015 10:36

A mostra infantojuvenil do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) busca trazer a visão da realidade da criança e do adolescente para as telonas a partir de suas produções autorais. O filme Tamu e seus amigos – navegue nesta aventura, produzido pelos estudantes do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi exibido pela primeira vez na manhã de terça-feira, 22 de junho, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, e volta às telas nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de junho, às 14h30. A mostra segue até o dia 25 de junho no FAM, com mais duas exibições desse curta, conforme a programação.

Tartaruga do projeto Tamar foi inspiração do curta.

Tartaruga foi inspiração do curta.

A animação conta a história de Tamu, uma tartaruga-verde que enfrenta uma série de obstáculos ao longo da vida, desde seus predadores até a ação humana sobre o meio ambiente e os seres que vivem nele. Tamu sobrevive graças à ajuda de pessoas preocupadas em cuidar dos animais, e esta é a mensagem principal do curta.

A ideia surgiu quando uma tartaruga marinha de pelúcia, Tamu, chegou à sala da turma para aprender a ler e escrever com os alunos. “Os alunos então começaram a pesquisar, ler e estudar sobre as tartarugas, para poder cuidar da Tamu”, conta Mariza Konradt de Campos, professora responsável pela turma. “A presença do colega de pelúcia na sala fez com que a turma desenvolvesse toda uma preocupação para com questões como a biodiversidade marinha, aquecimento global, poluição, extinção de espécies e o respeito às diferenças”, acrescenta.

Os personagens do filme foram pensados a partir de uma horta que os estudantes cultivam no projeto “No quintal da escola”. Daí veio a ideia de utilizar a técnica de stopmotion com elementos do quintal e assim desenvolver a narrativa sobre o cuidado com o meio ambiente. A turma teve aulas sobre pintores e artistas que criaram e utilizaram essa técnica de produção visual antes de iniciá-la.

A direção do curta ficou com a professora Mariza e contou com a parceria do artista plástico Diego de los Campos, na direção de fotografia, montagem e edição. A animação, feita com a técnica de stopmotion, foi elaborada em conjunto pelos dois diretores e tem 4min15s de duração. A trilha sonora é a música “Deixa a tartaruga nadar”, de Guy Marcovaldi e Moriel Costa, tocada pela banda Dazaranha, e foi escolhida pelos próprios alunos.

Fique por dentro da programação e, para mais informações, acesse o site do FAM.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

Tags: 19º FAMColégio de AplicaçãoFAMFlorianópolis Audiovisual MercosulUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina