Revista ‘Motrivivência’ publica estudo que propõe inovação curricular para formação de professores de Educação Física
A revista Motrivivência, editada pelo LaboMidia, do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou uma nova edição, em cuja sessão temática promove-se uma reflexão sobre os dez anos de diretrizes curriculares para a formação de professores de Educação Física.
O destaque fica por conta do artigo “Uma nova concepção do currículo na formação de professores de Educação Física em Salvador-BA“, do professor Reiner Hildebrandt-Stramann, doutor em Ciência do Esporte pela Universidade de Kassel (Alemanha). Atualmente professor visitante na Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve um projeto financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e UFBA, apoiado pela Capes e CNPq, com o objetivo de discutir as modificações do currículo dos cursos de licenciatura em Ciência do Esporte da universidade.
O projeto durou nove anos, e a primeira fase, da qual o artigo trata, compreendeu seis anos desse período, abrangendo a avaliação do currículo regente em 2005 e o assessoramento sobre a modificação curricular com fundamento na formação em Pedagogia do Movimento, abordando os principais módulos do currículo na formação dos estudantes.
Segundo Reiner as modificações mais importantes relativas ao projeto são:
- redução da carga horária dos estudantes, a fim de aumentar o tempo para o autoestudo;
- teoria e prática são integradas;
- ligação garantida por meio de uma estruturação do estudo em módulos interligados pelos seminários práticos e teóricos;
- modificação da formação prática de seminários esportivos para seminários em que a práxis seja organizada em “campus de experiências e aprendizagem” – os estudantes aprendem que movimento tem diferentes significados (social, expressivo, exploratório, social, comunicativo, entre outros), desenvolvendo a competência da transformação didática, que é, como Paulo Freire explicou, uma arte;
- aperfeiçoamento do assunto principal da Educação Física, o movimento, da aula para a escola toda – não é uma disciplina que educa de forma isolada, mas sim a escola de maneira integrada;
- principalmente os estudantes aprendem também a preparar, realizar, analisar e avaliar pesquisas nas escolas.
De acordo com o professor Giovani Pires, editor da Motrivivência, a “nova configuração do currículo em ‘módulos de experiências-aprendizagens’ pode servir de referência para a reflexão dos cursos de licenciatura em Educação Física no Brasil todo, porque supera a visão fragmentada das disciplinas, pela qual os currículos são organizados por aqui.”
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Lucas Denir Espindola/ Bolsista de Letras/ Equipe do Portal de Periódicos da UFSC