Método científico e educação são indissociáveis, defende livro da EdUFSC

01/12/2014 08:00

Metodologia científica e educação - 2.ed.revSaber científico é saber educacional crítico. A conclusão é do professor e doutor em Ciências Humanas Agripa Faria Alexandre, autor de Metodologia Científica e Educação, cuja segunda edição revista acaba de ser lançada pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). O pesquisador defende a tese inédita de que há “indissociabilidade” e “consubstancialidade” entre os conceitos de método científico e educação. Para ele, a metodologia científica é uma “disciplina nuclear” com uma “pluralidade de feixes educacionais da ciência”. O conteúdo do livro é detalhado em dez capítulos. Na reedição, Agripa Faria Alexandre inseriu novas explicações, exercícios de aprendizagem e sugestões de leitura.

Três características distintas marcam o livro da EdUFSC. Em primeiro lugar, “Método aqui é o estudo do conhecimento”. Por conseguinte, é um livro didático “com o objetivo de fornecer subsídios teóricos para o entendimento dos diversos significados da ciência para a educação”. A terceira característica, segundo o autor, está relacionada à “preocupação especial em definir, comparar e justificar algumas das mais valiosas abordagens metodológicas de estudo” na área da educação.

Além de uma apresentação geral, os dez capítulos oferecem ao leitor um “texto facilitador” como introdução. No primeiro capítulo, por exemplo, fazendo justiça ao título, o cientista social disseca metodologia científica e educação como sendo conceitos interdependentes. O autor fecha a obra analisando a gênese dos conceitos de ciência e de progresso científico “segundo concepções” das diversas escolas científicas reportadas na sua pesquisa.

Agripa Faria Alexandre demonstra, didaticamente, que a metodologia científica é essencial à construção do saber. “Qualquer metodologia da ciência remete a um enfoque educacional”, sublinha. Embora direcionado principalmente para a área de educação, o livro é útil e pode ser uma ferramenta importante para diversos campos do conhecimento, beneficiando, de quebra, a atividade científica.

O autor, que há anos reforça o Catálogo da EdUFSC, é docente e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutor pela UFSC, Agripa Faria Alexandre realizou seu pós-doutorado na França. O conteúdo é palatável até para o leitor leigo, isto é, não é preciso ser cientista ou educador para ler e compreender Metodologia Científica e Educação.

Mais informações com a EdUFSC: www.editora.ufsc.br / (48) 3721-9408
Diretor executivo – Fábio Lopes: flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: Agripa Faria AlexandreEdUFSCMetodologia Científica e EducaçãoUFSC