Pesquisa estuda efeitos de jogos eletrônicos no desempenho físico de idosos
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexsander Guimarães, está selecionando voluntários para sua pesquisa – orientada pela professora Aline Barbosa – “Efeito de exergames no desempenho motor e cognitivo de idosos”, que procura identificar os benefícios da realização de atividades físicas pelas pessoas mais velhas, a partir de jogos eletrônicos.
Pessoas acima de 55 anos podem se inscrever para as aulas – de uma hora de duração, três vezes por semana –, que começam no início de abril e podem ser realizadas nos períodos da manhã, tarde ou noite, no Centro de Desportos (CDS) da Universidade.
A seleção será realizada com base em critérios como idade e uso de medicamentos. Na etapa seguinte, os voluntários serão divididos em dois grupos: o primeiro executará atividades aeróbicas tradicionais, em esteiras e bicicletas ergométricas; o segundo praticará exercícios por meio de jogos de videogame que simulam atividades esportivas, como tênis e vôlei.
O objetivo é comparar os resultados e descobrir se os simuladores dos videogames são uma opção válida, verificando os efeitos no desempenho físico, memória e atenção dos participantes. Segundo Alexsander, se comprovada a eficiência dos exercícios, essa nova opção pode facilitar o acesso dos idosos às atividades físicas, uma vez que eles não precisarão sair de casa, nem enfrentar condições climáticas adversas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, pelo e-mail a.guimaraes51@yahoo.com.br, pelos telefones (48) 3721-2378 e 9965-0355 ou pessoalmente no CDS, sala 29, bloco 4.
Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fernandarvcosta@gmail.com
Claudio Borelli/Revisor de Textos da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC