Professor da UFSC lança no mercado internacional livro sobre sistemas orientados a objetos

04/12/2013 16:40

O livro “Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos” escrito pelo professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, Raul Sidnei Wazlawick, e lançado há dez anos pela Série Didática da Sociedade Brasileira da Computação (SBC), alcançou o mercado internacional com o lançamento de sua terceira edição pela série Morgan Kaufmann (Editora Elsevier), dos Estados Unidos.

O livro apresenta elementos de análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos, detalhando técnicas de construção de contratos de operação e consulta de sistema. A versão em português traz padrões e técnicas de modelagem, adequadas para uso com contratos e diagramas de comunicação, de forma a garantir geração automática de código final executável.

A publicação apresenta o mais recente padrão do Object Management Group (OMG) conhecido como Interaction Flow Modeling Language (IFML), criado especificamente para complementar a ausência de diagramas específicos para modelagem de interfaces com usuário que sempre caracterizou a Unified Modeling Language (UML).

A versão em inglês estará disponível a partir de 14 de fevereiro de 2014, mas a pré-compra com desconto já é possível pelo site da Amazon.  Também pode ser encomendado no próprio site da editora, usando o código MKFRIEND dará direito a um desconto de 30% sobre o preço de capa. Existem condições especiais para compras acima de 10 cópias (sendo este o caso, entrar em contato com o autor pelo email wazlawick@gmail.com).

O professor Raul Wazlawick possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Atualmente é professor da UFSC, ministrando as disciplinas de Engenharia de Software II e Informática e Sociedade no Bacharelado em Ciência da Computação e Modelagem Orientada a Objetos e Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação no Mestrado/Doutorado em Ciência da Computação da UFSC.

Mais informações:
Professor Raul Wazlawick – (wazlawick@gmail.com).

Tags: CTCINERaul Wazlawicksistemas de informação orientados a objetosUFSC