‘Café com dança’ debate formação profissional nas IES nesta quarta
A última edição do ano do ciclo de debates “Café com Dança” será realizada nesta quarta-feira, 13 de novembro, na sala Aroeira, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento inicia às 9h, com o debate sobre a formação profissional desta arte em Instituições de Ensino Superior (IES). Será feita uma análise sobre a situação atual do mercado de trabalho em relação ao tipo de formação que é atualmente oferecida no Brasil. O diálogo com profissionais da área da dança tem o objetivo de mostrar a necessidade deste tipo de formação em Santa Catarina. Após o debate, às 11h30, haverá projeção de VídeoDança “Paso Doble”, Miquel Barceló e Josef Nadj (2006, 39 min).
Convidados:
Maria Carolina Vieira – bailarina, atriz e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); graduada em Artes Cênicas, na Udesc. Foi atleta de ginástica rítmica durante oito anos, participou da equipe que representou o Brasil nas Olimpíadas de Sydney 2000, na Austrália. Em Florianópolis atuou como bailarina na Cia Siedler de Dança Contemporânea (2007 e 2008) e no Grupo Cena 11 (2010 – 2012). Desde 2012, é bailarina no Grupo Peeping Tom de dança-teatro (Bruxelas/BE).
Cibele Sastre – bailarina, professora e pesquisadora da área de dança. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em em Educação (PPGEDU), mestre em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista Virtuose do MinC para formação como CMA – Analista Laban do Movimento certificada pelo LIMS/New York. Já atuou em três IES em cursos de licenciatura em dança no Rio Grande do Sul, além de três especializações em dança também neste estado. Atualmente é professora do curso de Graduação em Dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e professora convidada no curso de Dança da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Recebeu o Troféu Açorianos de melhor bailarina em 2003 por seu solo Experimento da Cadeira. Atualmente participa dos coletivos da sala 209 e Artéria em Porto Alegre, e dirige o Grupo de Risco (dança e pesquisa).
Mediação: professora Vera Torres (CDS/UFSC)
Organização:
Vera Torres (CDS), Débora Zamarioli (Dali/CCE), Janaína Martins (Dali/CCE), Ida Mara Freire (CED) e Janaína Santos (Prograd).
Apoio: CDS/Dali/CED/Secult
Mais informações: secult@contato.ufsc.br ou (48) 3721-8304