UFSC na mídia: veleiro que será usado para pesquisas entra em fase final de construção

11/10/2013 14:36

Professores e alunos envolvidos no projeto realizam segunda-feira (14/10), a virada de casco do barco de 10 tonelada

Veja a matéria publicada no portal da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) no dia 10 de outubro:

Veleiro da UFSC que será usado para pesquisas entra em fase final de construção
Alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam uma das etapas mais importantes do projeto de construção do veleiro naval de 60 pés, que será utilizado para pesquisas oceanográficas e engenharia submarina. A embarcação será usada por pesquisadores e alunos da UFSC e universidades parceiras. A “virada de casco”, como é chamada, está programada para ocorrer às 9h desta segunda-feira, 14 de outubro, nas instalações do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPETRO), no Sapiens Parque, em Florianópolis, onde o veleiro está sendo desenvolvido.

O idealizador do projeto, professor Orestes Alarcon, do EMC, explica que, com o movimento que será realizado, a embarcação ficará na posição definitiva para colocação no mar.

De acordo com o professor Jair Carlos Dutra, um dos coordenadores do projeto, essa é uma operação importante e complexa. “Não é uma atividade comum, devido às dimensões e o peso do que foi construído até agora”, explica. “Rodas de virada”, que serão fixadas no casco, permitirão a rotação da posição virada (que facilita as operações de construção da estrutura e do chapeamento do casco) até a posição correta.

O término do projeto está previsto para setembro de 2014, quando a embarcação denominada ECO  Expedição Científica Oceanográfica – se tornará o primeiro veleiro de pesquisa no Brasil, construído por uma universidade brasileira, com autonomia para realizar expedições científicas de longo percurso, incluindo o continente antártico.

Fonte: site da Adjori

Tags: Engenharia MecânicaUFSCveleiro